Conjunto de regras deve exigir uma atualização nas frotas de caminhões
O setor de implementos rodoviários deverá ter um aumento nas entregas este ano, em função da implementação da nova legislação para os caminhões. Trata-se do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) P8, o equivalente à chamada Euro 6, vigente na Europa desde 2014.
Ambas as normas são um conjunto de regras que visam reduzir a emissão de poluentes por veículos com motores movidos a diesel. O Proconve 8 entra em vigor em fevereiro de 2023. Devido às necessidades de adequações às novas regras, as frotas de caminhões precisarão ser renovadas, o que deve puxar a demanda por implementos rodoviários.
Mesmo em meio à alta no diesel, o setor automotivo tem tido bons resultados neste ano. De janeiro a maio de 2022 foram vendidos 61.919 unidades, enquanto no mesmo período de 2021 foram registrados a venda de 62.555 produtos. No segmento de carrocerias sobre chassi foram vendidos 28.623 produtos nos cinco primeiros meses do ano, superando a venda do ano anterior, que computou 25.776 entregas.
Sobre a Euro 6
A Euro 6 é sucessora da Euro 5, norma que ainda serve de base para a regulamentação brasileira – chamada de PROCONVE P7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores). A Euro 6 exige que veículos com motores diesel combinem dois sistemas de redução de poluentes: Redução Catalítica Seletiva (SCR) e a Recirculação de Gases da Exaustão (EGR).
Fonte: Transporte Moderno