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A White Martins está lançando uma solução inédita no Brasil para transporte de gases criogênicos. O modelo TWM-29 é o primeiro carro-tanque a contar com um eixo direcional a mais no cavalo mecânico, o que aumenta sua capacidade de executar manobras, e tanque de 29 mil litros, que proporciona a maior capacidade de estocagem e transporte desse tipo de produto no mercado. A novidade permitirá uma redução anual de mais de sete mil litros no consumo de diesel e evitará a emissão de 20 toneladas de gases causadores do efeito estufa, reforçando o compromisso da companhia com o desenvolvimento e adoção de práticas ainda mais sustentáveis.
O TWM-29 possui sistema de tomada de força hidráulico, o que permite a montagem em todos os cavalos mecânicos do mercado. Inovações realizadas no sistema de isolamento resultaram em uma proteção térmica 30% mais eficiente do que a dos veículos convencionais, diminuindo a perda de produto por evaporação. A cabine, o conjunto de tubulações e a bomba, totalmente reprojetados, possibilitaram uma redução de 80 kg no peso do veículo e facilitaram o acesso às válvulas e instrumentos no interior da cabine, que foi ampliada e agora conta com acessos laterais.
O aspecto segurança ganhou destaque com a abertura da cabine acionada pneumaticamente e totalmente intertravada com o freio de estacionamento do semirreboque. O veículo também conta com sensor de temperatura na bomba criogênica, permitindo o seu acionamento somente após resfriamento, e uma nova e mais segura proteção lateral. Toda a iluminação do TWM-29 utiliza tecnologia LED, o que garantiu a homologação e o certificado de fotometria ao semirreboque, comprovando a utilização do que há de mais moderno em iluminação para veículos de transporte.
“Buscamos desenvolver soluções pioneiras para transporte e distribuição de gás e esse lançamento é mais um exemplo de que a inovação está no DNA da White Martins. Projetamos e fabricamos um carro-tanque que alia eficiência, produtividade e garante ganhos ao meio ambiente, que é uma prioridade na companhia”, afirma o diretor de logística da White Martins na América do Sul, Marcos Guimarães. O semirreboque TWM-29 foi projetado na Fatran, unidade da White Martins localizada no Rio de Janeiro responsável pela fabricação e manutenção de carros-tanques criogênicos na América do Sul. As duas primeiras unidades do modelo entraram em circulação nas estradas brasileiras em julho de 2015.
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