4TRUCK

Via Transpodata

A nova legislação de VUC (Veículos Urbanos de Carga) para a cidade de São Paulo, que está em vigor desde maio e que permitiu elevar o comprimento máximo dos caminhões em 90 cm, passando de 6,30m para 7,20m, agradou empresários do setor e montadoras.

Os empresários de transporte querem que os governos municipais, estaduais e até federal se sensibilizem para se ter uma legislação única (hoje cada cidade tem a sua) para operação de VUCs.

De acordo com Tayguara Helou, presidente da Setcesp, entidade que representa os frotistas no Estado de São Paulo, “a nova regra paulistana é um avanço pois permite maior eficiência logística nas entregas urbanas na metrópole paulistana, mas o setor ainda sofre com regras diferentes em cada cidade do País”.

Já para Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz, uma das líderes de vendas de veículos leves para este segmento, enquadrar veículos comerciais de até 7,20 metros na categoria VUC pode elevar em cerca de 20% as vendas deste segmento competitivo ainda neste ano. “Isso representaria um acréscimo de volume de, aproximadamente, 400 unidades”, diz o executivo.

O mercado paulistano é o maior do País para o segmento de VUCs e representa quase 40% das vendas totais para este segmento. E a Mercedes-Benz tem 30% deste negócio específico.

Segundo Leoncini, a nova legislação VUC de São Paulo poderá estimular maior movimentação de negócios para a marca nos segmentos de leves e médios. “Nesse contexto, os caminhões Accelo ganham destaque, porque já são reconhecidos pelos clientes por sua versatilidade de aplicação, força e agilidade no trânsito e flexibilidade para circulação nas cidades, além da melhor relação custo-benefício garantida, em especial, pelo seu trem-de-força robusto e baixo consumo de combustível”, diz o executivo.

A linha Sprinter também foi beneficiada com a nova legislação. Antes a Mercedes-Benz só conseguia oferecer cinco modelos para operação VUC e agora foi possível acrescentar mais três modelos. Com os modelos Accelo e Sprinter, a marca da estrela tem em seu cardápio 11 modelos dimensionados para aplicação VUC.

Fonte: Transpodata | www.condominiumdigital.com/transpodata
Postado por: 4Truck | www.4truck.com.br