4TRUCK

O número de veículos entregues nos cinco primeiros meses do ano já ultrapassa o ano de 2021 inteiro

Embora o mercado automobilístico seja dominado pelos veículos movidos a óleo diesel, a busca por um consumo sustentável tem crescido cada vez mais. Nos cinco primeiros meses de 2022, foram vendidos 496 unidades de veículos elétricos, 100% sustentáveis, o que representa um aumento de 663% em comparação ao ano anterior. E já é superior aos 408 caminhões elétricos vendidos em 2021. 

Atualmente, 99,5% dos caminhões e ônibus vendidos no país são movidos a diesel, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O combustível é um dos principais emissores de gás carbônico, responsável pelo efeito estufa. Porém, já é possível ver uma ligeira mudança em comparação a 2021, quando 99,9% dos veículos em circulação eram desse tipo.  

Os caminhões elétricos têm sido o principal responsável por essa mudança na fonte de energia. De acordo com a Anfavea, 90% dos veículos comercializados são caminhões, principalmente dos modelos leves e semileves.  

Atualmente, a Jac Motors, BYD e a Volkswagen já tem comercializado caminhões leves movidos a  eletricidade no Brasil, e a Volkswagen já tem produzido esse tipo de veículo no país. A BYD já possui opções de caminhões semipesados elétricos. Por outro lado, a Scania é a única marca a vender caminhões e ônibus movidos a gás.  

Fonte: Estadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *