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As novas tecnologias vêm impactando não apenas o dia a dia das pessoas, mas também a economia.

O mundo digital deu origem a novas empresas que saem das regras tradicionais e nos brindam com novos modelos de negócios.

Um dos maiores casos de sucesso é, sem dúvida, a Uber, responsável pelo famoso e controverso aplicativo de transporte.

E se a empresa já causou polêmica anteriormente com segmentos como o dos taxistas, seus próximos passos não serão menos ousados.

Uber para transporte de cargas: o impacto da tecnologia no setor 

Não demorou muito para surgirem aplicativos voltados ao segmento de transporte de cargas, como o CargoX.

Em uma ponte entre oferta e demanda, eles vêm se mostrando importantes aliados dos caminhoneiros, em especial os autônomos.

A Uber para transporte de cargas, não seria, então, nenhuma grande novidade, certo?

Errado.

Isso porque a empresa inovou seu modelo de negócio e passará a contar com uma frota própria.

E não para por aí: essa frota será inteira de caminhões autônomos, ou seja, que se deslocam sem a necessidade de motoristas.

E isso não é um plano futuro. Suas operações já se iniciaram nos Estados Unidos.

A implementação da novidade ainda é tímida e conta com apenas duas centrais de distribuição localizadas no estado do Arizona.

As cidades Topock e Sanders foram as contempladas e se distanciam em 550km. Elas se ligam por uma estrada que cruza o Grand Canyon.

É importante ressaltar que a Uber informou já ter realizado 1000 viagens com sua frota autônoma, garantindo a eficiência e a segurança do sistema.

Embora os projetos de veículos autônomos ainda tenham de enfrentar barreiras jurídicas em diferentes partes do mundo, eles serão o futuro.

Isso significa que a Uber de transporte de cargas irá acabar com a profissão de motorista?

Não.

As previsões são de que essa é uma profissão longe de acabar, porém ocorrerá, sim, uma mudança.

Isso porque, embora os caminhões autônomos se mostrem excelentes para longas distâncias e estradas abertas, em viagens curtas perdem em eficiência.

Sendo assim, deverá haver um aumento por mão de obra localizada, visando deslocamentos urbanos e interurbanos de curta distância.

Segundo a empresa, está previsto um aumento de 1,4 milhão de motoristas para esse tipo de transporte nos EUA.

E por lá uma defasagem de motoristas aconteceu recentemente porque os mais jovens temem a profissão devido à inconsistência dos salários e longos períodos longes de casa.

Dessa forma a Uber no transporte de cargas deve impactar positivamente esses fatores impulsionando, inclusive, uma renovação dos caminhoneiros.

Os avanços tecnológicos são inevitáveis. Brigar contra eles é altamente desgastante e pouco produtivo.

Em vez disso, o profissional deve procurar entender os novos tempos e se preparar para aproveitar as oportunidades que irão surgir.

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Até a próxima!

Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br