As novas tecnologias vêm impactando não apenas o dia a dia das pessoas, mas também a economia.
O mundo digital deu origem a novas empresas que saem das regras tradicionais e nos brindam com novos modelos de negócios.
Um dos maiores casos de sucesso é, sem dúvida, a Uber, responsável pelo famoso e controverso aplicativo de transporte.
E se a empresa já causou polêmica anteriormente com segmentos como o dos taxistas, seus próximos passos não serão menos ousados.
Uber para transporte de cargas: o impacto da tecnologia no setor
Não demorou muito para surgirem aplicativos voltados ao segmento de transporte de cargas, como o CargoX.
Em uma ponte entre oferta e demanda, eles vêm se mostrando importantes aliados dos caminhoneiros, em especial os autônomos.
A Uber para transporte de cargas, não seria, então, nenhuma grande novidade, certo?
Errado.
Isso porque a empresa inovou seu modelo de negócio e passará a contar com uma frota própria.
E não para por aí: essa frota será inteira de caminhões autônomos, ou seja, que se deslocam sem a necessidade de motoristas.
E isso não é um plano futuro. Suas operações já se iniciaram nos Estados Unidos.
A implementação da novidade ainda é tímida e conta com apenas duas centrais de distribuição localizadas no estado do Arizona.
As cidades Topock e Sanders foram as contempladas e se distanciam em 550km. Elas se ligam por uma estrada que cruza o Grand Canyon.
É importante ressaltar que a Uber informou já ter realizado 1000 viagens com sua frota autônoma, garantindo a eficiência e a segurança do sistema.
Embora os projetos de veículos autônomos ainda tenham de enfrentar barreiras jurídicas em diferentes partes do mundo, eles serão o futuro.
Isso significa que a Uber de transporte de cargas irá acabar com a profissão de motorista?
Não.
As previsões são de que essa é uma profissão longe de acabar, porém ocorrerá, sim, uma mudança.
Isso porque, embora os caminhões autônomos se mostrem excelentes para longas distâncias e estradas abertas, em viagens curtas perdem em eficiência.
Sendo assim, deverá haver um aumento por mão de obra localizada, visando deslocamentos urbanos e interurbanos de curta distância.
Segundo a empresa, está previsto um aumento de 1,4 milhão de motoristas para esse tipo de transporte nos EUA.
E por lá uma defasagem de motoristas aconteceu recentemente porque os mais jovens temem a profissão devido à inconsistência dos salários e longos períodos longes de casa.
Dessa forma a Uber no transporte de cargas deve impactar positivamente esses fatores impulsionando, inclusive, uma renovação dos caminhoneiros.
Os avanços tecnológicos são inevitáveis. Brigar contra eles é altamente desgastante e pouco produtivo.
Em vez disso, o profissional deve procurar entender os novos tempos e se preparar para aproveitar as oportunidades que irão surgir.
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Até a próxima!
Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br