4TRUCK

Via Blog do Caminhoneiro | www.blogdocaminhoneiro.com

Com potencial para redução de 95% das emissões de material particulado, 70% de óxido de nitrogênio (NOx) e 20% de gás carbônico (CO2), o caminhão Volkswagen movido a gás natural vai entrar em testes na coleta de resíduos da cidade de São Paulo. A iniciativa representa mais um importante passo na parceria tecnológica entre a MAN Latin America, fabricante do veículo, e a Solví, holding controladora de empresas que atuam nos segmentos de resíduos, saneamento e valorização energética e de engenharia. As duas empresas avaliam também os benefícios de rodagem com o primeiro caminhão híbrido-hidráulico do país.

“Esses desenvolvimentos em parceria com a Solví comprovam nosso compromisso de atender sob medida aos anseios dos clientes e ainda nossa busca incessante por soluções de transporte cada vez mais eficientes. Nesse sentido, o caminhão VW movido a GNV conta com tecnologia ideal para grandes centros urbanos”, afirma Rodrigo Chaves, diretor de Engenharia da MAN Latin America.

O caminhão VW Constellation 17.280 6×2, eleito para essa pesquisa, está equipado com o motor MAN E08, e as expectativas de redução das emissões foram levantadas em avaliações em bancada dinanométrica conduzidas na Alemanha. Os testes com a Solví devem durar, no mínimo, um ano para confirmar esses índices em condições reais de aplicação. A autonomia do caminhão é de cerca de 200 quilômetros, adequada para um dia de atividade de coleta. As alterações em seu projeto não alteram sua capacidade de carga útil.

quilômetros por dia no centro de São Paulo, num rota com alta concentração de carga transportada em ruas planas. A programação é que, a cada três meses, essa rota seja revista para aumentar gradativamente a severidade da topografia. Essa operação é realizada pela Loga, uma das empresas controladas pela Solví.

Ganhos em custo, conforto e manutenção

Além das vantagens ao meio ambiente, esse combustível alternativo proporciona uma maior eficiência no custo do transporte desse tipo de operação. Por ter um preço mais vantajoso, o valor por tonelada transportada e quilômetro rodado tem potencial de ser mais favorável que o diesel, segundo dados preliminares levantados em testes realizados pela MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN.

O motorista do veículo também é favorecido com maior conforto. A nova motorização traz importante redução nos níveis de emissão sonora e mantém as mesmas características de performance, durabilidade e confiabilidade em comparação ao movido a diesel. O frotista ganha ainda com uma manutenção mais simples do caminhão. Os processos internos de combustão do motor movido a gás natural são mais limpos, com uma queima completa, o que gera menos resíduos nos bicos injetores e também no óleo lubrificante.

Estes benefícios podem favorecer de maneira geral o custo total de propriedade — também conhecido como TCO, sigla do termo em inglês. Outro ponto importante está na alta disponibilidade do gás natural, que já é o combustível alternativo mais utilizado no mundo e conta com uma rede de distribuição ampla e pulverizada por todo o Brasil.

Pioneirismo em pesquisas com tecnologias alternativas

Desde 2003, a MAN Latin America realiza pesquisas com combustíveis renováveis e alternativos, antes mesmo de qualquer obrigatoriedade legal. A montadora foi a primeira na indústria de veículos comerciais a acreditar e investir na tecnologia dual fuel no Brasil. Desenvolve estudos com biodiesel, etanol e gás natural, além de, em outras frentes, realizar testes com diesel de cana e veículos híbridos, como o diesel-hidráulico. Em parceria com a Solví, o caminhão Volkswagen Constellation 17.280 6×2 com tecnologia híbrida está em testes na cidade de São Bernardo do Campo.

Parceria de longa data

A Solví tem uma frota composta por mais de 600 caminhões próprios, sendo 95% da marca VW. Ao longo de quase 20 anos de parceria, foram mais de oito protótipos de caminhões desenvolvidos em conjunto com a engenharia da fábrica da MAN Latin America, localizada em Resende (RJ). O início da relação começou em 1995 com a venda do primeiro caminhão VW 16.170 para o grupo Solví.

Fonte: Blog do Caminhoneiro | www.blogdocaminhoneiro.com
Postado por: 4Truck | www.4truck.com.br