Quem acompanha nosso blog sabe quantas vezes apontamos a manutenção preventiva como a melhor medida para manter seus veículos funcionando sempre em bom estado. Desta forma você evita possíveis quebras e prejuízo causado pela troca de peças e tempo que o veículo ficará impedido de rodar.
É importante que esse cuidado se estenda a todos os componentes das máquinas, do motor ao baú de caminhão, e com o sistema de arrefecimento não poderia ser diferente, sendo que com alguns cuidados é possível mantê-lo sempre em bom funcionamento alcançando assim o melhor desempenho.
Cuidados com o sistema arrefecimento
Quem já passou pela situação de observar o painel do veículo e ver o indicador de temperatura subindo além dos limites normais sabe o quão desagradável pode ser essa experiência. Quando isso acontece são grandes as chances de terem ocorrido problemas no sistema de arrefecimento.
Isso porque esse sistema é o responsável por resfriar o motor, garantindo assim que ele funcione na temperatura ideal para obter o melhor desempenho. Quando o mesmo não funciona corretamente as partes podem superaquecer levando ao que é conhecido como fundir o motor.
Casso isso ocorra os valores gastos na retificação podem ser elevadíssimos e demorar vários dias, por isso o melhor a se fazer é sempre manter os cuidados com os componentes de arrefecimento de seu veículo em dia.
Durante as revisões, verifique sempre o estado da bomba d’água, componente fundamental para que á água circule pelo motor. Caso a mesma esteja muito desgastada ou apresente rachaduras, solicite os reparos necessários ou faça a troca da mesma.
Ainda sobre a bomba: caso durante suas viagens ouça barulhos incomuns ou note vazamentos de água pelas junções do componente, não espere a revisão e faça troca imediatamente.
Da mesma forma fique atento com as mangueiras do sistema e caso observe rachaduras que possam levar ao vazamento de água solicite a troca para o seu mecânico de confiança. Lembre-se que a qualidade das peças aplicadas na peça e uma instalação correta fazem toda a diferença na durabilidade e desempenho das mesmas, por isso fique sempre atento.
Os veículos de cargas são pesados, especialmente quando trafegam com o baú de caminhão cheio, e embora a parte mecânica seja desenvolvida de forma a aguentar esses valores, as mesmas realizam um altíssimo esforço para alcançar o desempenho esperado.
Sempre verifique os estados dos componentes de seus veículos e tome uma atitude assim que perceber que algo está fora da normalidade. A manutenção preventiva é a melhor forma de manter seu caminhão sempre nas estradas e prevenir os graves prejuízos de quebras.
Continue nos acompanhando para saber mais sobre baú de caminhão, a carreira de caminhoneiro e tudo que envolve a vida nas estradas.
Ficou com dúvidas ou possui alguma sugestão? Deixe um comentário!
Até a próxima!
Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br