4TRUCK

4truck

As vendas dos implementos rodoviários do segmento leve (carrocerias sobre chassi) tiveram um aumento de 9,1% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 34,8 mil unidades entregues no acumulado de janeiro a junho de 2022. Os dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir).

Os implementos leves, como baús carga seca e carrocerias metálicas, ajudaram a reduzir a retração nas vendas totais do setor. O mês de junho fechou com 13,1 mil unidades vendidas. Mas, em comparação ao mês anterior, maio, nota-se uma queda de 4,1% . No entanto, a média diária aumentou de 622 para 625 equipamentos entregues. Mas até o momento o acumulado de 2022 registrou 75 mil unidades emplacadas, indicando uma retração de 2,3% no primeiro semestre em relação a 2021.  

No começo do ano, a Anfir acreditava que o mercado teria um crescimento de 5% a 10%. Mas devido aos recentes dados divulgados, a associação fez uma nova estimativa de que esse ano o mercado crescerá 1,4%, algo entre 165 mil implementos vendidos. Para alcançar essa nova projeção, os fabricantes terão de vender quase 20% a mais no segundo semestre. 

Um dos fatores que deverá alavancar as vendas é a Fenatran, principal feira do setor de transporte de cargas, que ocorre de 7 a 11 de novembro. Há ainda a implementação do Proconve 8, norma que regulamenta emissão de poluentes para veículos automotores. O programa deverá estimular a renovação da frota.  

Entre os implementos com grande volume de vendas, chama a atenção a queda de 53,2% para os baús de carga geral, que tiveram apenas 2,6 mil unidades entregues no semestre, ante 5,5 mil na primeira metade do ano passado. Os equipamentos graneleiros somaram 6,4 mil e recuaram 26,1%.

Fonte: Automotive Business