Com as recentes iniciativas do governo de transformar nossa legislação trabalhista, a terceirização voltou à pauta de discussões.
As mudanças aprovadas em março de 2017 passaram a permitir que uma empresa terceirize todas suas atividades, inclusive as “atividades-fim”, que se referem à atuação da empresa e suas funções.
Essa nova legislação também oferece maior segurança jurídica para as empresas que adotam o modelo.
E, assim, é esperado no curto prazo o crescimento desse tipo de contrato nas organizações.
A terceirização de frota como opção
A possibilidade de terceirizar a frota não é recente, mas sim algo que já é aplicado há alguns anos por diversas empresas.
E elas apresentaram resultados bastante interessantes que proporcionaram alguns dos seguintes impactos:
- Redução de custos;
- Maior agilidade;
- Maior capacidade de atendimento;
- Menor desperdício durante o transporte;
- Maior dedicação às áreas vitais de seu negócio.
Isso foi possível pelo fato de não necessitar mais debruçar a atenção sobre a frota, o que demanda tempo e investimento.
Além disso, ao deixar o transporte de cargas por conta de especialistas, a qualidade e a produtividade também apresentaram melhoras.
Porém é importante ressaltar que esses resultados não significam que a terceirização é a solução de todos os seus problemas.
É preciso olhar internamente, analisar a empresa como um todo, inclusive a gestão e sua estrutura, para, assim, decidir qual o melhor caminho a tomar.
Para empresas menores, com poucos veículos e que atendem um mercado regional, manter uma frota própria pode ser interessante, por exemplo.
Analisar o mercado bem como a reputação das empresas perante ele também se faz necessário para fechar um bom negócio.
Empresas com veículos antigos e que não utilizam a tecnologia, seja para gestão da frota ou inibir roubos de carga, devem ser evitadas.
Além disso, conhecer os colaboradores é sempre uma boa medida para entender com profundidade essa instituição.
Caso o grau de insatisfação seja alto, fuja! Lembre-se de que são esses funcionários desmotivados que irão atendê-lo.
Outro ponto é tomar cuidado na elaboração do contrato, que deve ser claro e ter bem definido os resultados esperados.
É uma segurança jurídica para sua empresa e para aqueles que estão contratando, então dê a atenção devida ao documento.
Customização de frota e a terceirização
Caso entenda que a terceirização da frota é a melhor opção para sua empresa, uma boa dica é exigir a customização.
A customização de frota serve para padronizar os veículos de forma que possam ser identificados como ligados a sua empresa.
Essa medida ajuda a transmitir maior confiança ao consumidor além de resguardar a reputação de sua marca.
Afinal, ninguém gostaria de ver seu logo associado ao um veículo velho, soltando fumaça preta e com o baú sujo, torto e com furos.
A customização de frota também irá garantir que sua empresa seja sempre atendida por veículos próprios a sua necessidade.
Uma alternativa para aumentar a qualidade da parceria é realizar a customização com seu logo e o da dona da frota.
Assim, ambos os lados saem ganhando e aproveitam a publicidade instantânea que a adesivação do baú de caminhão oferece.
Cada negócio é único e possui uma série de especificidades, logo, se a terceirização funciona para alguns, pode não ocorrer com outros.
O importante é o gestor estar atendo às oportunidades e aproveitá-las para garantir um impacto positivo aos resultados.
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Até a próxima!
Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br