4TRUCK

redução de custos para transporte, compartilhamento de carga (1)

Um dos grandes desafios das empresas de qualquer segmento está na redução de custos sendo necessário procurar soluções que permitam a realização dos serviços a quais se propõe com o menor gasto possível, otimizando assim seus recursos.

No setor de transporte de cargas através do modal rodoviário não poderia ser diferente, não a toa que a logística é fundamental para obter os melhores resultados com seus caminhões. No artigo anterior de nosso blog (aqui) explicamos o que é o compartilhamento de cargas, solução que vem ganhando força nos últimos anos no país.

Além de contribuir para reforçar os laços comerciais entre empresas, a medida evita que os caminhões circulem com o baú vazio contribuindo assim na redução de custos para frotas.

Compartilhando cargas, reduzindo custos

Hoje é comum que empresas possuam sua sede em uma determinada cidade, mas comercializem seus produtos em diversas outras, possuindo frotas próprias para realizar a distribuição, o que quando não bem planejado pode levar a um alto custo.

Um caminhão que circule com seu implemento rodoviário vazio ainda assim terá custos em sua viagem como combustível, pedágios, refeições do motoristas, além de sofrer com o desgaste dos componentes.

Embora os custos da volta já estejam inclusos no valor da mercadoria comercializada, é possível chegar a resultados ainda melhores, e sem repasse para seus clientes, com o compartilhamento de carga.

Isso porque a partir do momento que seu veículo estará sendo utilizados para o transporte de volumes de uma empresa parceira, os custos da viagem serão repassadas a esse dentro do acordo comercial ajustado entre ambas às partes.

Esse ganho não é restrito a apenas um das pontas, pelo contrário, mesmo a parte que não conta com frota própria pode ter ganhado com essa medida, uma vez que poderá negociar valores mais atrativos e não precisará arcar com os custos de da ida e da volta, que nem ocorreria caso tivesse uma frota própria ou utilizasse terceiros locais para isso.

Na redução de custos para frotas, compartilhar cargas é um das medidas mais eficazes, com resultados que fazem a diferença na otimização dos veículos sendo uma medida inteligente e que pode ser aplicada por empresas de diferentes tamanhos.
Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário.

Até a próxima!

Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br