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A profissão de caminhoneiro é marcada pela rotina puxada e a exposição aos perigos das rodovias, sendo que a luta por melhores condições de trabalho é uma marca dessa categoria tão fundamental para a economia e o abastecimento do país.

A opção histórica do Brasil pelo modal rodoviário no transporte de mercadorias somado ao seu tamanho continental resulta em fretes de longa extensão, sendo comum nos depararmos com prazos de entrega que forçam o motorista ao seu limite.

No ano passado após mobilização da categoria, a então presidente Dilma Roussef sancionou a Lei nº 13.103, que traz diversas regulamentações incluindo uma dúvida muito comum para o segmento de transporte de cargas: quanto tempo um caminhoneiro pode dirigir?

Quanto tempo um caminhoneiro pode dirigir? – A Resposta!

A regulação da jornada de trabalho é fundamental em qualquer atividade profissional para proteger o trabalhador de eventuais abusos permitindo o tempo de descanso tão essencial a nossa saúde.

Para os caminhoneiros a lei sancionada definiu que o tempo passado diariamente dirigindo não pode ultrapassar o limite de 12 horas, sendo que dessas 8 horas são consideradas como regular a jornada de trabalho e as 4 horas restantes contariam como hora extra.

A lei diz ainda que durante esse período de trabalho o caminhoneiro tem direito há uma hora completa para o almoço e o tempo de descanso total em um dia deve ser de ao menos 11 horas, sendo que dessas, 8 horas devem ser ininterruptas.

Dessa forma busca-se trazer maior equilíbrio na jornada de trabalho da categoria o que impacta diretamente nas condições de saúde e bem-estar, lembrando ainda que a norma também estipula pontos de parada para o descanso.

Embora juridicamente seja notório o avanço, ainda há muito em se investir em infraestrutura nas rodovias do país para que o conduto possa desfrutar de seus direitos corretamente, especialmente no que se refere aos pontos de parada que se mostram insuficientes.

Além disso, com a jornada máxima fixada e a fiscalização por parte dos órgãos responsáveis possamos diminuir o número de casos de motoristas que se utilizam de produtos entorpecentes para não dormir e cumprirem jornadas sobre-humanas.

O transporte de cargas é um dos setores mais importantes para a economia do país, afinal o caminhoneiro é aquele que carrega a riqueza e produção da nação na carreta, se fazendo urgente que os poderes públicos tenham um olhar mais cuidadoso sobre essa categoria.

O motorista que cumpre jornadas exaustivas não apenas pões usa própria vida e saúde e risco como todos os demais que estão a sua volta, portanto é imprescindível que a regulamentação não seja lei morta sendo que além da fiscalização sejam criadas condições reais para o seu cumprimento.

Continue nos acompanhando para saber mais sobre o mundo dos caminhões!

Ficou com dúvidas ou tem alguma sugestão? Deixe um comentário!

Até a próxima!

Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br

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