Você, que se interessa pela carreira de caminhoneiro, não deixe de conferir estas dicas para decidir entre baú liso e baú lonado no seu caminhão.
Não é de hoje que a construção de baús de caminhões pode assumir alternativas variadas para o emprego de materiais.
Você pode encontrar baús de madeira, alumínio, aço e mesmo assim, há sempre especificidades, por conta de aprimoramentos tecnológicos.
Naturalmente, isso vai muito da carga que será transportada. Tudo pode não parecer tão importante aos olhos de um leigo, mas para quem entende do assunto sabe que não é bem assim.
É algo do tipo que interfere de maneira bem considerável na questão da durabilidade, quanto a sua resistência, alternâncias de temperatura ou mesmo em relação ao peso que será transportado.
A precaução com isso é tão grande que alguns baús chegam, inclusive, a empregar revestimentos isotérmicos no material. Para quê? É uma maneira de manter a carga com a característica original e assim conservá-la por mais tempo.
O vinil nas laterais também é algo constantemente providenciado para facilitar a liberação de mercadorias durante os processos de carga e descarga do veículo.
Você é caminhoneiro e quer saber qual o melhor tipo de material para o baú? Tem interesse em se aprofundar sobre o assunto? Neste artigo ajudaremos a esclarecer tais dúvidas.
Dicas de material adequado para o baú do caminhão
- Alumínio
O baú de alumínio é uma opção que vem, constantemente, ganhando visão no lugar do aço. Por ser mais leve, possibilita mais segurança nas viagens, além de significar economia com combustível e lubrificante, assim como menor desgaste de pneus e peças.
Além disso, a questão do peso também possibilita a redução da tara, permitindo maior capacidade de carga.
O alumínio é encontrado tanto no baú liso, quanto no baú corrugado.
Outra questão importante é que, por ser um metal resistente à corrosão, ele também acaba sendo mais resistente e interessante aos olhos de quem deseja economizar com os custos de manutenção.
No geral, é o tipo de material mais usado em mercadorias não perecíveis, empresas de mudanças ou eletrodomésticos.
- Isolamento térmico
Para quem precisa de uma conservação mais efetiva da carga, para transportar alimentos perecíveis, por exemplo, os baús com revestimentos térmicos aparecem como boas alternativas.
Esses baús utilizam materiais como poliuretano e fibra nas laterais, no piso e no teto, facilitando para isolar a carga das temperaturas externas e preservando a qualidade.
Alguns desses baús podem contar ainda com equipamentos de refrigeração, visando deixar o produto ainda menos sujeito a perdas.
- Utilização do vinil
O vinil é muito utilizado em baú lonado.
Neste caso, o baú lonado aparece como uma boa alternativa para quem precisa de carga e descarga constante durante as operações. Isso otimiza o tempo e facilita o andamento dos trabalhos.
Nesses baús, a lateral é totalmente de vinil, não havendo fechamento dela com outro material.
Produtos de higiene e limpeza costumam ser as cargas mais comuns neste caso.
- Madeira
Este tipo de material tem sido evitado por questões ambientais. Costuma ser usado mais na lateral e na armação para facilitar na hora de amarrar a carga.
Independentemente se será baú liso ou baú lonado, de alumínio, com isolamento térmico, o importante é que o material esteja em pleno acordo com o que está sendo conduzido.
Se você gostou desse artigo, compartilhe nas suas redes sociais e se você tem qualquer duvida sobre implementos rodoviários para o seu caminhão, deixe nos comentários ou mande uma mensagem pela nossa pagina do facebook.
Até a próxima!
Postado por: 4Truck | www.4truck.com.br