Você atua no transporte de paletes e tem dúvidas sobre como manter a mercadoria intacta durante uma viagem? Então este texto é para você.
Para se assegurar de que a carga vai chegar inteira ao destino final, é bom se ater a alguns detalhes. Muita gente me pergunta sobre a altura mínima do baú do seu caminhão para o transporte. Mas o questionamento que a gente deve fazer neste caso não é sobre o baú em si, e sim sobre o tipo de veículo que será utilizado.
Eu explico: se você vai realizar, por exemplo, o transporte de palete em vans ou caminhonetes, deve trabalhar com uma média entre 2m e 2,20m. Já caminhões ¾, 2,40m, caminhões toco, 2,60m, e trucados, 2,80m.
Na prática, cada implementador deve dar um desconto de 12cm a 15cm para encontrar a altura interna líquida do baú para o transporte. Então, se o baú tem, por exemplo, 2,20m em uma caminhonete, vai ter entre 2,05m ou 2,07m internamente para a carga. Um baú de 2,60m em um caminhão toco precisará ter 2,45m internamente.
Agora a questão da altura do baú do caminhão também deve estar ligada à altura do palete. Geralmente, quando se carrega uma carga mais pesada, se coloca menos carga, caso você tenha um palete com altura menor. Agora quando você carrega mais volume, a carga pode ter uma altura maior.
Já no caso do baú lonado (sider) – normalmente mais utilizado para carga paletizada -, o mercado normalmente trabalha com 2,20m na linha leve e 2,52m para veículos da linha ¾, que exigem uma altura maior.
Recomendação: determine primeiro a altura do palete que carregará e converse com a fabricante (implementadora) para saber se irá acomodar bem a carga.
Acompanhe também nossos vídeos, com dicas e outras informações, no canal da 4TRUCK no YouTube. Aproveite e inscreva-se.
Até a próxima!
Osmar Oliveira
CEO – 4TRUCK Soluções Sobre Rodas