A construção de baús de caminhões vem apresentando ao longo do tempo várias alternativas de emprego de materiais.
Podem ser encontrados baús feitos de madeira, aço e alumínio, sendo ajustados a cada nova pesquisa tecnológica e verificadas características como durabilidade, resistência a mudanças climáticas, peso, etc.
Existem certos tipos de baús que empregam o vinil em suas laterais, visando facilitar a liberação das mercadorias nas operações de carga e descarga do veículo.
Revestimentos isotérmicos também são empregados para manter a carga com a sua característica original, assim como para conservá-las por mais tempo.
Vamos abordar o material mais adequado e utilizado atualmente na produção de baús e indicar os demais materiais utilizados e em que situações de transportes eles são indicados.
Alumínio
Em substituição ao aço possui uma característica de maior durabilidade, e com um peso muito menor, permite uma segurança mais adequada nas viagens realizadas.
Por apresentar menor peso estrutural se comparado ao aço, reduz sua tara (peso do veículo sem carga) permitindo maior capacidade de carga.
Outra característica importante é que por ser um metal resistente à corrosão acaba impactando diretamente em sua resistência e redução de custos com manutenção.
Por seu menor peso apresenta ainda as vantagens de menor consumo de combustíveis e lubrificantes, menor desgaste de pneus e de peças.
Normalmente são utilizados em transportes de cargas gerais, tais como: mercadorias não perecíveis, eletrodomésticos, por empresas de mudanças.
Isolamento térmico
Para determinados tipos de cargas que necessitam de conservação mais efetiva, como é o caso de produtos que apresentem condição perecível, porém mais reduzida, como frutas, legumes e medicamentos, são construídos baús com revestimentos isotérmicos.
Tais componentes preservam a mercadoria e mantém seus prazos de validade e características próprias, evitando a perda da carga.
Baús deste tipo incluem materiais de isolamento térmico como poliuretano e fibra nas laterais, piso e teto, isolando a carga das temperaturas externas e preservando sua qualidade.
Para aqueles produtos mais sensíveis a temperatura, perecíveis como carnes, peixes, chocolates, medicamentos e outros; existem os baús construídos com revestimentos térmicos e equipamento de refrigeração, para manter a carga com a temperatura adequada a seu transporte e eliminar o risco de perdas.
Uso de vinil
Para os tipos de baú lonado ou sider, que são utilizados para transporte de cargas acondicionadas em pallets, são utilizadas as laterais em vinil, para facilitar a abertura e exposição da carga, além de facilitar as operações de carga e descarga.
Nestes casos, a lateral do veículo é totalmente em vinil, não existindo fechamento da mesma com uso de outro material.
Tais tipos são comumente utilizados em operações de cargas “just in time” na indústria automobilística e produtos de higiene e limpeza.
Madeira
Cada vez menos utilizada, por questões ambientais e de contaminação, a madeira ainda pode ser vista em forma de ripas nas laterais e teto dos baús, facilitando a amarração da carga.
Seu uso é cada vez mais substituído por perfis de “aço galvanizado”, mais leves e resistentes (mecanicamente e a contaminação).
Considerações Finais
O tradicional baú de alumínio se caracteriza, cada dia mais, por uma estrutura mista…com revestimento externo em alumínio (perfis extrudados e chapas corrugadas ou lisas) e interno em aço galvanizado (perfis tipo ômega e ripa).
A madeira ainda é utilizada como alternativa no piso, pela leveza e custo acessível, mas também sobre a concorrência dos pisos em aço, lisos ou corrugados para facilitar o manuseio das paleteiras ou carrinhos hidráulicos.
O importante mesmo é conhecer muito bem sua operação e definir o valor que pretende investir, pois o implemento rodoviário tem vida longa e uma escolha errada pode custar caro.
Postado por Osmar Oliveira- 4TRUCK www.4truck.com.br