4TRUCK

A segurança no transporte de cargas é uma preocupação de todos os envolvidos na logística, seja transportadores, caminhoneiro ou contratante. A correta adequação da carga no implemento é fundamental não apenas para garantir a integridade do produto que está sendo transportado, mas também para garantir uma viagem segura e econômica, ajudar na diminuição do desgaste do caminhão e suas peças (freio, amortecedor, pneus etc) e até na manutenção da pavimentação das pistas.

Assim, é de fundamental importância que se adote algumas medidas que evitem ou minimizem os riscos de acidentes e erros operacionais, tornando a atividade segura, econômica e eficiente. Confira abaixo dicas dos principais dispositivos existentes no implemento para se evitar este tipo de ocorrência.

Equipar seus caminhões

A primeira e mais básica providência é equipar os caminhões contra os danos causados pela vibração de nossas estradas. Assim, itens como rodapés, ripamento, ou cabideiro na parte interna dos implementos, bem como contar com um sistema de suspensão de ar especial, por exemplo, podem ser ótimas medidas contra os danos.

Evitar umidade

A umidade pode comprometer todo o trabalho da operação e ela não vem só do céu! Por isso, fique atento às condições do implemento (evitando furos por onde a água possa entrar) às mudanças climáticas em deslocamentos longos e até mesmo ao fenômeno conhecido como “chuva de contêiner” ou, de maneira mais simples, “suor de carga”. Ele pode causar corrosão, deformação ou mofo aos produtos.

Evitar espaços vazios

Para evitar que as mercadorias se movam ou até se choquem, deve-se preencher todos os espaços vazios dentro do baú. Se o número de caixas não for suficiente, aconselhamos a preencher os espaços vazios com materiais como plásticos cheios de ar, plásticos bolhas, espuma ou isopor.

Selagem e embalagens adequadas

Concordamos que é fundamental que os produtos estejam bem acomodados e protegidos durante o transporte, não?!. Para isso, é preciso investir em embalagens bem estruturadas, que permitam um empilhamento seguro e que, na hora que o cliente for abrir, ele não precise sofrer muito, pois é justamente no momento da abertura que os danos acontecem.

Indicadores de impacto

Outra alternativa são os chamados indicadores de impacto, choque e inclinação. São aparelhos colocados fora das caixas e permitem verificar se os choques sofridos pela carga estão em nível aceitável e em que momento os danos foram causados.

Treinamento

Não vai adiantar nada ter toda essa atenção com os dispositivos se os colaboradores responsáveis pelo transporte da carga não estiverem capacitados e conscientizados para fazer um bom trabalho. Por isso, é importantíssimo treinar os motoristas e carregadores sobre o correto manejo de cada produto e o uso de equipamentos para evitar arranhões, rasgos e outros danos.

Até a próxima!

Osmar Oliveira

CEO – 4TRUCK Soluções Sobre Rodas