Apesar das diferentes cargas que um caminhoneiro carrega, ele deve se preocupar com a principal carga de todas: a sua vida!
Os caminhoneiros são as maiores vitimas de acidentes do trabalho fatais. Isso se dá pelo fato de ser um trabalho de risco; porém, podemos dizer que mais de 80% desse risco pode ser evitado pelo próprio caminhoneiro.
Devemos nos lembrar sempre que o caminhoneiro é o principal responsável por sua segurança na estrada e da sua carga. Muitos dos acidentes que ocorrem podem ser prevenidos de maneira simples. Veja abaixo algumas dicas de prevenção do trabalho do motorista de caminhão que parecem simples, mas se fossem realmente aplicadas poderiam reduzir e muito a taxa de acidentes.
Como se prevenir
- Respeitar o limite de velocidade: A atenção deve ser triplicada quando se trata de dirigir caminhões, porque estamos falando de cargas pesadas e valiosas. A carga arremessada tem sua velocidade multiplicada, e os danos causados na estrada, em edificações, veículos e pessoas pode ser incalculável.
- Usar o cinto de segurança: É difícil acreditar, mas o Brasil ainda temos muitos motoristas de caminhão que não respeitam essa lei. Por se tratar de um veículo alto, a utilização do cinto de segurança se torna ainda mais importante para evitar qualquer acidente.
- Mantenha a revisão em dia: Já falamos sobre o item revisão, clique aqui para saber mais a respeito. A revisão é de suma importância, principalmente no que diz respeito a freios, que devem estar em boas condições sempre, principalmente com pistas molhadas onde a velocidade deve ser controlada.
- Cuidado com a carga: Nas paradas para refeição, abastecimento ou manutenção, não comente com ninguém sobre sua carga, nem para onde está indo. Por mais simpáticas que as pessoas sejam, você pode cair em um golpe.
- Não pare em lugares desertos: Se algum imprevisto leve acontecer, como um pneu furado, não pare na estrada. Vá até o local movimentado mais próximo, como um posto de gasolina ou um posto policial.
- Cuide da saúde: Da saúde física e mental. Alimente-se bem e durma sempre que possível. Sono no volante é um dos maiores fatores de risco e deve ser evitado a qualquer custo.
Lembre-se sempre que a principal carga da sua vida é você mesmo, portanto zele por sua segurança para garantir que no dia seguinte você estará lá para uma nova viajem.
Até a próxima!
Postado por Osmar Oliveira- 4TRUCK www.4truck.com.br