4TRUCK

Muitos motoristas pensam que, por não compor de fato uma parte íntegra do caminhão, o baú não deve preocupar tanto e acham que os pneus do caminhão não influenciam em muita coisa.

Não é bem assim que as coisas funcionam, mesmo não sendo uma parte totalmente acoplada e que pertença exclusivamente ao caminhão, o baú também exige uma série de cuidados que envolvem sua utilização, um desses está atrelado especialmente com a manutenção de pneus do caminhão, parte muito importante.

A escolha dos pneus do caminhão

Muita gente acaba decidindo escolher o pneu para o caminhão seguindo um único critério: o preço. Acabam, assim, levando aquele pneu que mais agrada a sua carteira, porém, isso pode abranger um daqueles famosos casos de “o barato sai caro”.

Na hora de escolher os pneus do caminhão mais adequados, tenha em mente que o preço não pode ser o seu único filtro de escolha, quando optar por comprar pneus, lembre-se da existência de uma série de outros critérios relevantes para sua escolha.

Alguns critérios para a escolha do pneu

Qual a distância do transporte?

Muitas vezes comprar pneus que não suportem viagens muito longas trará um prejuízo muito grande, acarretando em trocas constantes dos mesmos.

Transitação no asfalto

Existem diferenças entre pneus que costumam transitar apenas em percursos planos e retilíneos e pneus que andam por estradas mais sinuosas ou misturam diversos tipos de solos, passando por estradas de terra e canteiros de obra, por exemplo.

Peso da carga

Você precisa avaliar muito bem a questão do peso da carga, para que, assim, ela seja distribuída igualmente entre os pneus, de forma que nenhum deles seja sobrecarregado e amplie o risco de sofrer algum imprevisto desagradável durante a viagem.

A manutenção do pneu

Realizar manutenções regulares de seus pneus antes de mais um transporte é uma etapa vital para qualquer motorista de caminhão. Não pense que todas essas revisões e manutenções são apenas burocracia, de fato, elas são extremamente importantes para garantir a integridade do produto transportado e do motorista durante a viagem.

Por isso, é muito importante verificar o desgaste do pneu para não ter que enfrentar derrapagens na pista por uma carga incompatível com o pneu; alinhar o seu veículo sempre que houver uma alteração significativa (como troca de pneus ou quando eles começarem a apresentar um desgaste de acordo com as especificações do fabricante) também é um ponto muito importante para garantir a segurança no transporte.

Além disso, atenha-se à manutenção mecânica de diversos itens que influenciam diretamente no funcionamento dos pneus, como amortecedores, molas, rolamentos, freio, eixos e rodas, que precisam estar sempre bem balanceadas para promover um maior conforto durante a direção, caso isso não ocorra, além de implicar em um desgaste em diversos componentes mecânicos relacionados com o pneu, haverá uma perda na tração e na estabilidade do pneu.

Até a próxima!

Postado por: Osmar Oliveira| www.4truck.com.br