bau-de-caminhao-pisca-alerta-1

Na prevenção de acidentes o menor detalhe pode fazer toda diferença, sendo fundamental que os caminhoneiros mantenham seus veículos em condições ideais de rodagem, adotem postura defensiva ao volante, obedeçam a legislação e façam o uso correto dos componentes e equipamentos de seus caminhões.

Uma desses detalhes que por vezes passa despercebido no dia a dia, especialmente entre aqueles que já possuem certos vícios ao volante, está no uso correto do pisca alerta, que é regulamentado pelo código de transito e se aplica tanto a veículos de passeio como de carga.

Só ligue o pisca alerta no momento correto

Voce provavelmente já deve ter se deparado durante suas viagens com baú de caminhão com o pisca alerta ligado mesmo que o veículo a frente aparente condições normais e o tráfego a frente esteja liberado. Essa situação, embora comum, está em desacordo com a legislação e pode ser inclusive, ocasionadora de acidentes.

O pisca alerta é um item de segurança dos veículos que deve ser acionado apenas em situações onde o veículo se encontre imobilizado em situações de emergência, de tal forma que o sinal emitido pelo mesmo é sempre visto como sinal de que determinado condutor enfrenta problemas.

Vale lembrar que essas condições para o uso não são apenas baseadas no bom senso, mas também é prevista no Código de Transit Brasileiro (CTB), no artigo 251, inciso I, que aponta que o descumprimento dessas condições é uma infração sujeita a multa e pontuação na Carteira Nacional de Habilitação.

A exceção dessas condições de emergência citadas acima está previsto no artigo 40, inciso V, item b, que determina que o pisca alerta deve ser acionado também caso regulamentação da via determinar, como ocorre nas áreas para estacionamento em frente a farmácias, por exemplo.

Como a ideia de situação de emergência pode ser, de certa maneira, subjetiva, é recomendado que o uso do recurso seja sempre feito com bom senso e jamais em neblinas, chuvas torrenciais, e outras condições climáticas que atrapalhem a visibilidade.

Isso porque ao avistar um baú de caminhão com pisca alerta ligado nessas condições, os motoristas que vem atrás podem considerar que mesmo esteja parado, confundindo-os e fazendo-os mudar de faixa de maneira abrupta e assim ocasionar acidentes.

Se você está pensando: “E quando o transito a frente estiver congestionado nas rodovias, devo ligar o pisca alerta para avisar os motoristas que estão atrás?” a resposta é: sim. O baú de caminhão atrapalha visibilidade do transito a frente dos veículos menores e nesses casos o pisca pode ser uma excelente forma de avisar sobre as condições a frente.

Continue nos acompanhando para mais dicas como essa.

Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário!

Até a próxima!

Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.