4TRUCK

Saiba qual é a influencia do peso do caminhão em relação ao pneu do caminhão e o que você pode fazer para prevenir desgaste de pneu e não ter tantos gastos.

Os caminhões são divididos por segmentos, VUC, semipesados e pesados, logo se cada caminhão tem as suas características, todos os implementos desse caminhão irão mudar para cada um dos diferentes segmentos do mercado. O pneu do caminhão deve ganhar muita atenção para as suas especificações tipo, largura e altura que vem especificadas em polegadas.

Calibragem do pneu do caminhão

Para calibrar o pneu do caminhão é fácil, rápido e de graça. Justamente por esses fatores a calibragem do pneu é deixada de lado por muitos caminhoneiros. Se feita de maneira correta, a calibragem dos pneus previne desgaste, consumo de combustível em excesso e fornece maior durabilidade dos pneus. Os pneus duram mais quando sua pressão correta é preservada. Alguns estudos apontam que, para cada 10 libras a menos do que a recomendada, a vida original do pneu será reduzida entre 9% e 16%”.

Matematicamente falando, um pneu de caminhão que custa R$1.000,00, precisa de 100 libras de pressão, caso esteja usando só 90 libras a sua vida útil será reduzida conforme a porcentagem acima, resultando em R$90,00 à R$160,00 de prejuízo.

Lembre-se: sempre que passar em um posto e tiver um tempo a mais, verifique a calibragem dos pneus.

Mantendo a integridade do pneu do caminhão

Câmaras de ar: Parece óbvio, mas atente-se a medida da câmara de ar de tamanho correspondente ao do pneu do caminhão.

Respeite os limites de segurança: Todo pneu tem um indicador através de sulcos que permitem uma observação visual. A profundidade de sulco é de 1,6mm.

Rodízio dos Pneus: A prática de rodízio é recomendada para uma correta combinação dos pneus do veículo e um maior aproveitamento dos mesmos.

Balanceamento: O balanceamento permite a correta distribuição de massa pela circunferência do conjunto pneu/roda, evitando vibrações e o desgaste irregular.

Saiba mais sobre pneus aqui!
Como fazer a manutenção dos pneus do caminhão – Dica do Homem do Baú #4

Até a próxima!

Postado por: Osmar Oliveira | www.4truck.com.br