4TRUCK

peso-do-bau-do-caminhao-2

Conhecer o volume máximo de carga por eixos de caminhão além de permitir que você circule com o seu veículo de acordo com os limites estabelecidos na legislação, contribui na prevenção de acidentes e na preservação dos componentes de sua máquina, uma vez que a sobrecarga pode levar a um maior esforço dos mesmos aumentando assim o seu desgaste.

Além disso, não circular com o peso do baú do caminhão acima do volume máximo permitido também se mostra uma atitude consciente com relação ao coletivo, uma vez que o excesso de peso de caminhão pode também prejudicar a qualidade dos rolamentos de ruas, avenidas, estradas e rodovias.

Por isso separamos abaixo as informações de qual é a quantidade de peso do baú do caminhão por eixo que pode ser transportada de acordo com a resolução 210/06 do CONTRAN, confira.

Limites máximos de peso bruto por eixos de caminhão

Vale lembrar que o CONTRAN é o órgão máximo normativo do trânsito brasileiro, por isso suas medidas valem em todo o território nacional, não havendo quaisquer diferenças nos aspectos considerados na fiscalização peso de caminhão nos estados da federação.

A legislação define 10 configurações de eixo, e o peso máximo permitido por cada uma desses, o que serve para regular o peso de furgão e outros tipos de transporte de carga.

Nas configurações de eixo simples com rodagem singela (2 pneus), o peso máximo é de 6,0 toneladas por eixo, já se o eixo simples for duplo (4 pneus) o volume máximo permitido aumenta para 10,0 toneladas por eixo.

Nos eixos duplos direcional com rodagem singela (4 pneus) é possível transportar 12,0 toneladas por eixo, sendo que caso o eixo duplo seja simples e não direcional, esse valor é elevado para 17,0 toneladas.

Nos casos dos eixos duplos sendo um deles apenas com rodagem dupla (6 pneus), o limite máximo do peso por eixo vai a 9,0 toneladas, se a configuração for a mesma porém com tandem, o valor é elevado para 13,5 t.

Para os eixos duplos com rodagem dupla (8 pneus) é possível transportar até 15,0 toneladas por eixo, e no caso da mesma configuração, porém com tandem, o valor pode alcançar as 17,0 toneladas.

E por fim, os eixos triplos com rodagem singela (6 pneus extra largos) transportam 25,5 toneladas, mesmo valor dos eixos triplos com rodagem dupla tandem (12 pneus).

Na hora de realizar a carga de seu veículo, verifique sempre se o peso do baú do caminhão está de acordo com as normas estabelecidas, evitando o descumprimento da legislação e a exposição a riscos desnecessários de acidentes e avarias em sua máquina.

Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário!

Até a próxima!

Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br