4TRUCK

Pecas-de-caminhao-adulteradas-03

Realizar a troca de peças de um caminhão devido à quebra, seja por má conservação ou uso, é uma das maiores despesas geradas pelo veículo, ficando atrás dos gastos com o combustível, por isso adotar procedimentos corretos na condução do veículo, bem como estar atento ao seu estado de conservação, é sempre a melhor opção.

No entanto, mesmo tomando todos os cuidados, quebras podem acontecer, e nesse momento os valores das peças originais podem ser inviáveis aos donos do caminhão. Nesses momentos uma alternativa é buscar as peças necessárias em desmanches (legalizados) e oficinas.

Fica a dúvida: como se prevenir de peças adulteradas para caminhões ou de origem duvidosa?

No estado de São Paulo, desde julho de 2014, existem leis, pioneiras no país, que buscam regularizar os desmanches, buscando uma forma de combater o roubo e furto de veículos. Para isso o estabelecimento deve se credenciar no Detran de São Paulo.

Para garantir que não irá comprar peças adulteradas para caminhões, o primeiro passo é sempre verificar se o estabelecimento cumpre a legislação, mantendo em dia seu registro e cumprindo suas obrigações legais.

Vale lembrar que durante muitos anos os desmanches foram utilizados para o repasse de peças retiradas de veículo roubados ou furtados, dessa forma apenas em estabelecimentos devidamente legalizados é possível saber a origem e procedência das peças.

Além disso, a lei obriga aos estabelecimentos o registro das peças, que são adesivadas com códigos de rastreio contendo informações como tipo, marca e modelo do veículo de onde foi retirada, a empresa que fez a desmontagem e comercialização da peça, e ainda quando possível foto do veículo original.

Todas essas informações podem ser acessadas através de um aplicativo disponível para smartphones com sistema IOS e Android, que está disponível no site do Detran São Paulo.

A tecnologia pode ser uma excelente aliada para prevenir a compra de peças adulteradas para caminhões, mas caso em seu estado esse tipo de serviço não esteja disponível, alguns cuidados básicos podem ser tomados.

Prefira sempre locais e mecânicos de sua confiança ou que tenha alguma recomendação, se não for possível à dica é sempre pesquisar o máximo possível sobre o local que pretende realizar a compra da peça. Hoje existem diversos meios de conseguirmos informações valiosas sobre estabelecimentos e produtos, utilize isso ao seu favor.

A experiência e conhecimento também são um importante aliado no momento de realizar a compra. Observe bem os detalhes da peça, como formato, peso e material de composição, estabelecendo uma comparação com a peça original.

Caso não sinta segurança na hora de efetuar a compra, vale a pena adquirir peças originais, lembre-se que nem sempre a melhor oferta significa menor preço, qualidade e origem idôneas contam, e muito.

Continue nos acompanhando para saber mais sobre o mundo dos caminhões!

Dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário!

Até a próxima!

Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br