4TRUCK

O Parachoque homologado pelo INMETRO passou a ser obrigatório desde 2004 e os caminhões, desde essa data vem com esse implemento de fábrica. Caso o seu caminhão seja mais antigo é necessário implementar e saber de mais algumas informações.

Ao longo da vida útil do caminhão pode ser necessário fazer alguma modificação ou uma transferência na documentação do veículo. A primeira modificação é fazer com que o caminhão siga todas as especificações do CONTRAN, para que você não se preocupe com multas. Pior que a multa é a questão da intensa cobrança desse item pela policia federal, que no ato de avistar um caminhão sem o parachoque homologado e o numero de aprovação do INMETRO irá deter o documento do veículo.

Portanto a multa não é o maior problema para o motorista, o transtorno vai acontecer quando o motorista não puder rodar pela falta de documentação e só poderá começar os processos burocráticos para reaver a documentação do caminhão depois de regularizar o veículo. Sendo assim é muito recomendado que você previna este problema instalando o parachoque homologado o quanto antes.

As especificações do CONTRAN

O uso do parachoque homologado é de uso obrigatório para veículos de carga, reboque e semi-reboque com peso bruto total (PBT) superior a 4.600 kg com a finalidade de Impedir ou reduzir a extensão de danos materiais na parte superior do compartimento de passageiros, dos veículos que se chocarem contra a traseira dos veículos de carga.

O parachoque deverá possuir faixas oblíquas, com uma inclinação de 45 graus em relação ao plano horizontal e 50,0 +/- 5,0 mm de largura, nas cores branca e vermelha refletivas.

Para que o parachoque seja homologado (aprovado pelo INMETRO) é necessário que o mesmo contenha uma placa de identificação com um numero de aprovação do INMETRO. Esta placa não é vendida a parte, dever instalada junto com todo o parachoque pela empresa que faz o processo de instalação.

Estas são algumas informações com relação a importância de ter um parachoque homologado, espero ter lhe ajudado. Até a próxima!

Postado por: Osmar Oliveira | www.4truck.com.br

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O Parachoque homologado pelo INMETRO passou a ser obrigatório desde 2004 e os caminhões, desde essa data vem com esse implemento de fábrica. Caso o seu caminhão seja mais antigo é necessário implementar e saber de mais algumas informações.

Ao longo da vida útil do caminhão pode ser necessário fazer alguma modificação ou uma transferência na documentação do veículo. A primeira modificação é fazer com que o caminhão siga todas as especificações do CONTRAN, para que você não se preocupe com multas. Pior que a multa é a questão da intensa cobrança desse item pela policia federal, que no ato de avistar um caminhão sem o parachoque homologado e o numero de aprovação do INMETRO irá deter o documento do veículo.

Portanto a multa não é o maior problema para o motorista, o transtorno vai acontecer quando o motorista não puder rodar pela falta de documentação e só poderá começar os processos burocráticos para reaver a documentação do caminhão depois de regularizar o veículo. Sendo assim é muito recomendado que você previna este problema instalando o parachoque homologado o quanto antes.

As especificações do CONTRAN

O uso do parachoque homologado é de uso obrigatório para veículos de carga, reboque e semi-reboque com peso bruto total (PBT) superior a 4.600 kg com a finalidade de Impedir ou reduzir a extensão de danos materiais na parte superior do compartimento de passageiros, dos veículos que se chocarem contra a traseira dos veículos de carga.

O parachoque deverá possuir faixas oblíquas, com uma inclinação de 45 graus em relação ao plano horizontal e 50,0 +/- 5,0 mm de largura, nas cores branca e vermelha refletivas.

Para que o parachoque seja homologado (aprovado pelo INMETRO) é necessário que o mesmo contenha uma placa de identificação com um numero de aprovação do INMETRO. Esta placa não é vendida a parte, dever instalada junto com todo o parachoque pela empresa que faz o processo de instalação.

Estas são algumas informações com relação a importância de ter um parachoque homologado, espero ter lhe ajudado. Até a próxima!

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