4TRUCK

pára-choque homologado - 4TRUCK

O pão faz parte das bases da alimentação do ser humano desde tempos mais remotos e está presente em diversas culturas, assim como na nossa.

Dados do Sebrae de 2017 apontam que o consumo per capita do pãozinho é de 22,62kg por ano.

O setor é o segundo que mais cresce no Brasil no segmento de food service (mercado de alimentação fora do lar) e a panificação está entre os seis maiores setores da indústria do Brasil, com 36% de participação em produtos alimentares, como podemos ver também no levantamento do Sebrae.

Já de acordo com levantamento da Abip, Associação Brasileira da Indústria de panificação e Confeitaria, em parceria com o ITPC, Instituto Tecnológico de panificação e Confeitaria, o faturamento do setor em 2016 foi de R$ 87,24 bilhões.

Ter uma padaria no Brasil requer boa administração, foco e experiência. E, desde 2014, oportunidades, como padarias móveis, tornaram-se opção para empreender e são alternativas práticas para dias tão corridos como o das grandes cidades.

Padaria móvel como oportunidade de negócio

Para o empreendedor a flexibilidade em relação à definição de preços, oferta de conveniência e agregar diferentes perfis de compradores é um ponto positivo.

Para o consumidor a facilidade, a rapidez de atendimento e a comodidade de se ter uma padaria sobre rodas dentro de um condomínio residencial ou centro empresarial, por exemplo, são atenuantes para problemas como a falta de tempo.

As unidades móveis contam sempre com ponto fixo de produção e apoio para que o caminhão tenha operação otimizada em armazenagem, finalização e atendimento.

Um exemplo bacana é a Sagrado Boulangerie, que nasceu de forma muito organizada no final de 2015 e hoje conta com cinco unidades móveis e um ponto fixo que atendem a região de Alphaville.

Seu faturamento, em 2016, foi em torno de um 1,1 milhão de reais, como relatado pelos sócios no Shark Tank Brasil, programa televisivo no qual participaram em 2017 e receberam o maior aporte financeiro até o momento – 2,75 milhões –, investimento 100% voltado para os negócios sobre rodas.

Hoje a Sagrado Boulangerie tem horário de atendimento mais extenso, porém o “pulo do gato” inicial não foi o café da manhã – culturalmente feito de forma rápida nas padarias da região –, mas o fato de os caminhões iniciarem a operação no final da tarde em pontos estratégicos e em parcerias com condomínios residenciais.

Em um mundo onde todos buscam distâncias mais curtas, esse foi um diferencial importante.

Com criatividade, boas soluções e estratégia bem planejada, com muita pesquisa, é possível conquistar o sucesso nesse meio de padarias sobre rodas.

Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais informações sobre unidades móveis e suas oportunidades de negócio.

Até a próxima!

Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br