4TRUCK

Oi Pessoal!  Sou Osmar Oliveira, mais conhecido como “Homem do Baú”, e estou aqui para falar com vocês sobre as diversas opções de assoalho para o piso do seu baú. Na foto é possível ver os tipos mais comuns, que cobrem entre 90% a 95% da necessidade de todo transportador.

Antes de você escolher o piso, é importante que você determine o tipo de operação, a mercadoria a ser transportada e como a mesma será carregada e descarregada.

Se o processo for de carga e descarga manual, o piso mais utilizado pelo mercado é o piso em compensado naval, apresentado na foto com 12mm de espessura (rodapé), 15mm ou 16mm (indicado para veículos da linha leve) 18mm (necessário veículos da linha pesada).

As vantagens do piso em compensado naval são preço, resistência e leveza; sendo vulneráveis para operações com utilização de paleteiras ou carrinhos hidráulicos. Para este último uso, indica-se as opções madeira tipo “macho e fêmea” ou aço tipo xadrez, ambos resistentes e bastante duráveis.

Os pisos em chapa xadrez se apresentam com 2 espessuras principais, sendo a de 1/8” (3,19mm) indicada para a linha leve (camionetes e 3/4” e 3/16 (4,75mm) para a linha pesada (toco ou trucado). O acabamento da chapa pode ser “liso”, que requer maiores cuidados; ou no modelo “pé de galinha”, com certa rugosidade ou “lágrimas” para maior controle do carrinho hidráulico ou paleteira.

Como última opção, destacamos a chapa de alumínio xadrez (também é conhecido como piso de ônibus), padrão ANVISA para o transporte de medicamentos, é ideal para o transporte de cargas que não podem sofrer processo de contaminação; além de facilitar a lavagem com água sem risco de oxidação (durabilidade).

Em resumo, invista um tempo maior no entendimento da operação para definir o piso mais adequado; já que a troca posterior sempre configura custos maiores e perda de tempo.

Essa é a dica de hoje, até a próxima!

Por Osmar Oliveira – 4TRUCK | www.4truck.com.br