4TRUCK

As obras de pavimentação na estrada de acesso ao Farol de Santa Marta, em Laguna, devem ser retomadas na próxima semana. O trecho de chão batido de 2,2 quilômetros de extensão, que liga o trevo da SC-100 (Interpraias) à comunidade do Cardoso, frequentemente fica intrafegável, em decorrência da lama, buracos e muita areia na pista. 

“Na próxima semana voltaremos ao trabalho”, garante Patrícia Paz, engenheira civil da empresa A. Mendes, vencedora da licitação. O pouco de serviço já executado foi paralisado em junho para definição do material a ser usado na pavimentação.

Conforme informou a engenheira em entrevista para o jornal Notisul, a estrada receberá paralelepípedos, material estipulado no contrato e também definido pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra). “São mais 1,5 quilômetro de estrada, trabalho que deverá levar de seis a oito meses para ser concluído”, informa Patrícia.

O morador local João Alberto Schmitz, proprietário de uma pousada, lembra que, além da estrada ainda não ser pavimentada, há muitas dunas na região, que mudam de lugar conforme o vento. Esse excesso de areia na pista tem impedido a passagem de muitos veículos. 

“Na noite desta quarta-feira, aguardávamos a chegada de hóspedes de Porto Alegre, mas eles dormiram na estrada porque não conseguiram tirar o carro da areia”, conta João, que rebocou, além dos gaúchos, outros dois carros de turistas que estavam atolados.

Contenção das dunas

A contenção das dunas que invadem as vias de acesso ao Farol de Santa Marta é necessária para que a obra de pavimentação tenha o resultado esperado. De acordo com o engenheiro civil do Deinfra Lucival José Maurício, responsável pela fiscalização das obras na localidade, já existe um projeto para conter a areia.
“O projeto está pronto. Outros detalhes ainda não são possíveis de divulgação”, explica Lucival.
A engenheira civil da A. Mendes, Patrícia Paz, ressalta que a empresa é responsável somente pela construção da estrada, sem qualquer referência a trabalhos para conter as dunas. “Frequentemente, temos que parar o serviço porque há invasão de areias sobre a pista”, alerta Patrícia.

Contrato

A empresa A. Mendes ganhou a licitação para pavimentar o ramal para o Farol de Santa Marta com a proposta de R$ 2.770.115,66. A ordem de serviço foi assinada em setembro do ano passado e paralisado em junho, com somente 700 metros pavimentados até o momento.

Fonte: SulinFoco

Postado por: 4Truck | www.4truck.com.br