4TRUCK

Crédito: divulgação

Bateria extra e plataforma de comunicação são algumas das novidades do novo produto da Einride

Com o aumento do preço da gasolina e a emissão de CO₂, as empresas têm buscado alternativas para tornar o transporte de cargas mais sustentável. É o caso da Einride, que criou um semirreboque elétrico. O novo aparelho funciona como uma bateria extra de celular e promete ampliar autonomia dos caminhões.

O semirreboque funciona com um pacote de baterias de 320kWh que ficam acopladas nas laterais do caminhão, assim o veículo consegue percorrer até 650km sem precisar parar.  Desta forma, os caminhões conseguirão percorrer uma distância ainda maior, com menos paradas e mais eficiência. 

Além disso, o semirreboque traz informações dinâmicas por meio da plataforma one-ride saga, que faz a comunicação da carreta com os operadores, podendo extrair dados em tempo real, como, por exemplo, o peso da carga transportada e a condição do tráfego. 

A plataforma ainda permite monitorar as condições do veículo, com dados dos períodos de manutenção, por exemplo, e o sistema ainda irá calcular a melhor rota para viagem, dando preferência para a eficiência e fazendo paradas apenas quando necessário. Os clientes ainda terão acesso a informações como a quantidade de CO₂ emitido em cada viagem e dados sobre o custo da operação.  

A aparência do semirreboque é outra novidade. Os cantos são arredondados, melhorando a aerodinâmica. O equipamento também chama a atenção pelo design incomum e futurista. O novo semirreboque chega ao mercado em outubro.

Fonte: Estadão