A fabricante de caminhões Kamaz prevê a criação de 20 modelos não tripulados para diferentes fins e condições de uso. Segundo a imprensa russa, o projeto estaria sendo desenvolvido em colaboração com a Cognitive Technologies, o mais antigo produtor de software e sistemas de computador do país.

Ainda não há informação sobre as fontes de financiamento, mas o projetista principal do centro técnico-científico da Kamaz, Serguêi Nazarenko, disse à agência de notícias Tass que o projeto da montadora já foi aprovado pelo Ministério da Indústria da Rússia.

Para testar os caminhões não tripulados, a Kamaz pretende construir também uma minicidade, na qual será simulado não só tráfego intenso, mas a movimentação de pedestres e ciclistas. Este projeto está sendo baseado em experiências semelhantes dos concorrentes europeus Volvo (Suécia) e Daimler (Alemanha).

A expectativa é que o primeiro protótipo apareça nas estradas da República do Tatarstão em 2017.

Rumo ao futuro

Nos últimos anos, vem crescendo o interesse das montadoras no desenvolvimento de automóveis não tripulados. Alguns elementos desses veículos já estão sendo ativamente introduzidos pelas empresas ocidentais mais avançadas, como o Google.

O fundador da americana Tesla, Elon Musk, chegou a declarar recentemente que a idade do carro tripulado acabou e o futuro favorecerá as versões sem motorista.

As empresas alemães BMW e Audi também já demonstraram em seus relatórios que estão perto de produzir um conjunto de modelos de veículos não tripulados.

Fonte: Gazeta Russa | Blog do Caminhoneiro 

Postado por: 4Truck Implementos Rodoviários | www.4truck.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.