Nos últimos anos, tem havido um aumento significativo no número de mulheres que ingressam na indústria de transporte e se tornam caminhoneiras. Esse aumento pode ser atribuído a uma série de fatores, incluindo mudanças culturais e sociais que estão tornando as profissões tradicionalmente masculinas mais acessíveis às mulheres, bem como a crescente demanda por motoristas de caminhão em todo o mundo.
Entretanto, o número de mulheres habilitadas para dirigir veículos grandes ainda é menos de 5%, de acordo com os últimos dados divulgados no início de 2023 pela Senatran (Secretaria Nacional do Trânsito). Em 2022, apenas 3,4% dos condutores habilitados para dirigir caminhões, ônibus e carretas eram mulheres.
Os empregos na indústria de caminhões não apenas se tornaram mais seguros do que antes, mas também oferecem às mulheres a chance de ganhar uma vida sólida, independentemente do gênero. As caminhoneiras desempenham um papel muito importante na indústria de transporte, uma vez que elas são responsáveis por transportar bens e mercadorias de um lugar para outro, muitas vezes percorrendo longas distâncias e enfrentando condições adversas na estrada.
Considerando o aumento de vendas online em um cenário pós pandemia, estamos vivendo o momento ideal para promover mais mulheres para trabalhar no setor de caminhões, dadas as altas taxas de desemprego, movimentos de igualdade de oportunidades e aumento da necessidade de frete e logística.
A condução de caminhões não é apenas uma carreira para os homens. Um dos maiores desafios para as mulheres caminhoneiras tem sido superar os estereótipos de gênero que elas ainda enfrentam no seu dia a dia. No entanto, muitas mulheres estão desafiando essas barreiras e provando que são tão capazes quanto os homens de dirigir caminhões e transportar mercadorias com segurança e eficiência.
Além disso, as mulheres também possuem diversas perspectivas e habilidades de resolução de problemas necessárias na estrada. A presença das caminhoneiras na indústria de transporte é importante para aumentar a diversidade e a inclusão no local de trabalho, o que pode levar a uma força de trabalho mais produtiva e colaborativa.
Empresas de transporte conscientes trabalham para remover barreiras e valorizam as suas caminhoneiras. O reconhecimento e apoio à sua presença na indústria de transporte é fundamental para garantir a igualdade de oportunidades para todos os profissionais e para melhorar as condições de trabalho em todo o setor.
Dirigir um caminhão não é a única maneira de as mulheres entrarem na indústria de transportes. Há uma grande variedade de cargos atualmente ocupados e disponíveis para candidatas do sexo feminino além dos cargos de direção. As mulheres possuem e operam frotas e ocupam outras funções de gerenciamento e liderança em um ritmo crescente.
Visando valorizar e incentivar o ingresso de mulheres no setor de transporte rodoviário de cargas, a 4TRUCK é parceira do projeto A VOZ DELAS, da Mercedes Benz, que conta com o apoio do projeto Vez & Voz, uma iniciativa promovida pelo SETCESP (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) para estimular o crescimento profissional delas dentro do próprio setor e atrair novos talentos para o TRC (Transporte Rodoviário de Cargas).