No transporte rodoviário de cargas é preciso estar atento para evitar os riscos capazes de gerar grandes prejuízos e comprometer a lucratividade.
Além dos roubos de cargas, as quebras de componente do caminhão e implemento podem colocar tudo a perder.
Para evitar essa situação, as empresas transportadoras necessitam de medidas que mantenham a saúde de seus veículos.
Não à toa é crescente o número de companhias que adotam o monitoramento de frota em sua rotina de trabalho.
O monitoramento de frota como diferencial
Através do monitoramento de sua frota, uma empresa passa a ter maior controle sobre todas as etapas do processo desde a entrega da carga até o retorno do caminhoneiro e o caminhão.
Com os dados coletados do monitoramento, por exemplo, é possível otimizar rotas e, assim, realizar entregas com maior velocidade e em segurança, o que permite alcançar a máxima produtividade.
Esse controle do caminhão também facilita para programar manutenções, prevenindo-se de problemas.
Quando o baú de seu caminhão se encontra com problemas, os volumes transportados podem ser afetados diretamente, bem como causar acidentes graves.
Mas, ao implementá-lo, é necessário cuidado ao conversar com sua equipe.
Hoje contar com equipe motivada e engajada é essencial. Afinal, os colaboradores são responsáveis diretos pelos resultados.
Muitos caminhoneiros ainda enxergam o monitoramento de frota com desconfiança.
Sem compreender corretamente os efeitos da tecnologia e dados que serão monitoradas, acreditam se tratar apenas de um mecanismo de fiscalização.
Você precisa conversar com sua equipe para que ela entenda as vantagens e necessidades de tal ação para a segurança da frota e os próprios caminhoneiros.
A manutenção do baú de caminhão, como de todos os componentes do veículo, quando realizada periodicamente, por exemplo, permite viagens mais seguras.
Nenhum profissional quer passar horas parado na estrada para consertar o veículo, correndo o risco de assaltos e de atrasar a entrega.
Com o monitoramento você fica mais próximo de garantir a melhor saúde da frota, segurança por monitorar onde o veículo se encontra.
Além de saber o modo de dirigir de cada motorista e poderá designar certos fretes para caminhoneiros específicos e propiciar melhores condições de trabalho para seus profissionais.
Para conquistar os melhores resultados o cuidado com a sua frota é fundamental.
Gostou deste artigo? Acompanhe nossas páginas nas redes sociais e tenha acesso a todas as novidades de nosso blog.
Até a próxima!
Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br