4TRUCK

manutencao-preventiva-03

O final de ano está chegando e é hora de começar a se preparar para realizar a manutenção preventiva de seus veículos para que comece o ano novo com tudo, evitando caminhões parados na oficina, atrasos na entrega e até mesmo acidentes.

Aqui no blog por diversas vezes falamos da importância dessas medidas e como mais do que um custo é um investimento que permite alcançar o máximo da produtividade e desempenho do veículo ao mesmo tempo em que aumenta o grau de segurança do condutor.

Programando a manutenção preventiva de final do ano

Muitos motoristas e donos de frotas ainda carregam aquela velha cultura de apenas realizar a manutenção de seus veículos quando ocorre alguma quebra, usando como argumento para esse comportamento a falta de tempo ou mesmo a questão financeira da manutenção periódica.

No entanto, esses argumentos caem por terra quando demonstramos que o tempo que o caminhão irá ficar parado na oficina é mais elevado assim como os valores necessários para a realização do conserto.

Esse no melhor dos cenários, uma vez que quebras ocorridas enquanto percorre rodovias pode ser ainda a causa de acidentes que podem acarretar na perda da carga transportada e no pior dos cenários até mesmo a vida do motorista.

Vale lembrar ainda que o caminhão é o ganha pão do caminhoneiro, manter ele funcionando perfeitamente irá impactar diretamente na qualidade de vida do mesmo, permitindo que realize o serviço de forma segura e com maior produtividade.

Por isso realizar as manutenções preventivas do seu veículo é uma decisão inteligente e deveria ser adotada por todos.

Sabemos que são inúmeras as peças dos caminhões que necessitam passar por essa revisão, e se for o caso, troca, ao menos uma vez ao ano. Por isso programar essas ações com antecedência permite um melhor planejamento do tempo em que o veículo irá ficar parado bem como do investimento necessário.

Sobre a questão financeira vale a velha dica de separar mensalmente uma quantia para esse fim, formando uma espécie de “poupança da manutenção”. Dessa forma poderá dar um tratamento de primeira ao seu instrumento de trabalho sem que isso pese no bolso.

Outro ponto é a programação das manutenções, que não necessariamente precisam ser realizadas ao mesmo tempo, podendo se planejar para aproveitar as janelas longe das estradas para verificar cada sistema ou componente específico.

Assim você evita que o seu caminhão fique um tempo elevado nas oficinas e perca oportunidades de trabalho, especialmente no caso dos autônomos.

Realizar as manutenções preventivas ao final do ano representa uma redução de custos ao longo prazo, aumentando a vida útil do caminhão, evitando quebras inesperadas o que impacta diretamente na produtividade alcançada.

Continue nos acompanhando para saber mais sobre o mundo dos caminhões!

Dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário!

Até a próxima!

Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br