Nesse mês acontece a campanha global de prevenção aos acidentes de trânsito, o movimento Maio Amarelo. Criada em 2014, a campanha já recebeu o apoio de 27 países, e reúne o Poder Público, a sociedade civil, entidades de diversos setores e empresas para colocar o assunto em pauta e realizar ações educativas em todo o mundo, chamando a atenção para a gravidade do tema.

Com o lema “Juntos Salvamos Vidas”, a campanha deste ano visa reduzir o número de acidentes, tornando as vias mais seguras. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), se nada for feito, estima-se que mais de 2,4 milhões de pessoas serão vítimas de acidentes de trânsito no mundo até 2030. 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os acidentes têm se mantido constante no Brasil. Em 2021, foram registrados 64.518 acidentes, com 71.804 pessoas feridas e 5.393 mortas. Já no primeiro trimestre de 2022 ocorreram 14.976 acidentes nas rodovias federais do Brasil, o que corresponde a 23% do total do ano anterior. Esses acidentes resultaram em 17.115 pessoas feridas e 1.283 mortas. Um dado preocupante.

A maior parte dos acidentes são causados por falhas humanos. Nesse sentido, vale lembrar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o trânsito, em condições seguras, é um direito de todos. Isso inclui condutores dos veículos, seja leve ou pesado, pedestres e até mesmo animais. 

Comportamentos seguros no trânsito

No trânsito, existe aquele velho ditado de que é importante “ver e ser visto!”. E isso não é mito. Isso porque exitem muitas condições adversas que podem aumentar o risco de acidentes, como chuva, neblina, veículos com algum defeito, entre outros pontos. É claro que alguns casos, fogem do controle do motorista. Mas em outras situações, é possível evitar acidentes, praticando a chamada “Direção Defensiva”. Confira algumas dicas:

  • Utilize o cinto de segurança, sempre! 
  • Dirija com as duas mãos no volante e não mexa no celular enquanto dirige.
  • Ajuste os retrovisores de forma correta
  • Mantenha distância – Quando as condições de tráfego forem desfavoráveis, aumente a distância do veículo à sua frente! 
  • Comece a parar antes – Tão logo veja a luz do freio do veículo à sua frente, apoie o seu pé no pedal do freio.
  • Ultrapasse apenas pela esquerda e somente nos trechos permitidos. 
  • Nos cruzamentos, esteja preparado para dar passagem. Sempre observe a sinalização e obedeça às regras de circulação. 
  • Respeite o limite de velocidade da via. 

Segurança no transporte de cargas

Os motoristas de veículos pesados precisam ter atenção redobrada no trânsito, principalmente por conta das condições do caminhão e da carga. 

Para manter a segurança na via, alguns itens são obrigatórios, como as faixas refletivas na traseira do veículo, para ser facilmente identificado pelos carros, motos, pedestres, entre outros, no período noturno. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.