Nesse mês acontece a campanha global de prevenção aos acidentes de trânsito, o movimento Maio Amarelo. Criada em 2014, a campanha já recebeu o apoio de 27 países, e reúne o Poder Público, a sociedade civil, entidades de diversos setores e empresas para colocar o assunto em pauta e realizar ações educativas em todo o mundo, chamando a atenção para a gravidade do tema.
Com o lema “Juntos Salvamos Vidas”, a campanha deste ano visa reduzir o número de acidentes, tornando as vias mais seguras. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), se nada for feito, estima-se que mais de 2,4 milhões de pessoas serão vítimas de acidentes de trânsito no mundo até 2030.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os acidentes têm se mantido constante no Brasil. Em 2021, foram registrados 64.518 acidentes, com 71.804 pessoas feridas e 5.393 mortas. Já no primeiro trimestre de 2022 ocorreram 14.976 acidentes nas rodovias federais do Brasil, o que corresponde a 23% do total do ano anterior. Esses acidentes resultaram em 17.115 pessoas feridas e 1.283 mortas. Um dado preocupante.
A maior parte dos acidentes são causados por falhas humanos. Nesse sentido, vale lembrar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o trânsito, em condições seguras, é um direito de todos. Isso inclui condutores dos veículos, seja leve ou pesado, pedestres e até mesmo animais.
Comportamentos seguros no trânsito
No trânsito, existe aquele velho ditado de que é importante “ver e ser visto!”. E isso não é mito. Isso porque exitem muitas condições adversas que podem aumentar o risco de acidentes, como chuva, neblina, veículos com algum defeito, entre outros pontos. É claro que alguns casos, fogem do controle do motorista. Mas em outras situações, é possível evitar acidentes, praticando a chamada “Direção Defensiva”. Confira algumas dicas:
- Utilize o cinto de segurança, sempre!
- Dirija com as duas mãos no volante e não mexa no celular enquanto dirige.
- Ajuste os retrovisores de forma correta
- Mantenha distância – Quando as condições de tráfego forem desfavoráveis, aumente a distância do veículo à sua frente!
- Comece a parar antes – Tão logo veja a luz do freio do veículo à sua frente, apoie o seu pé no pedal do freio.
- Ultrapasse apenas pela esquerda e somente nos trechos permitidos.
- Nos cruzamentos, esteja preparado para dar passagem. Sempre observe a sinalização e obedeça às regras de circulação.
- Respeite o limite de velocidade da via.
Segurança no transporte de cargas
Os motoristas de veículos pesados precisam ter atenção redobrada no trânsito, principalmente por conta das condições do caminhão e da carga.
Para manter a segurança na via, alguns itens são obrigatórios, como as faixas refletivas na traseira do veículo, para ser facilmente identificado pelos carros, motos, pedestres, entre outros, no período noturno.