Dentre os diversos desafios existentes no desenvolvimento do país, com certeza a questão da infraestrutura é um das que mais afeta a cadeia produtiva, existindo diversos “gargalos” para entrega e distribuição de produtos.
A logística de entregas é uma peça fundamental para diversas empresas, que necessitam de uma gestão eficiente nesse setor na busca pelo cumprimento de prazos, entrega de mercadorias em bom estado e redução de custos.
Logística de entregas: principais aspectos
São vários os elementos que contribuem para uma logística que cumpra os desafios impostos, se atentar a todos esses detalhes pode ser uma tarefa árdua, no entanto, compensatória, uma vez que os ganhos superam, e muito, o trabalho a ser realizado. Abaixo listamos 4 dos principais aspectos.
Localização da empresa/estoque
Em um país de tamanho continental como o Brasil, a localização da empresa ou seu estoque é fundamental para uma boa logística de entregas.
O ideal é que o local de retirada de cargas esteja sempre próximo a vias de escoamento, como avenidas e estradas, ganhando assim em agilidade e tempo.
Os centros urbanos, como a Grande São Paulo, sofrem diariamente com congestionamentos que podem tirar minutos, ou até horas, preciosas para entrega.
É necessário considerar na localização, os locais em que as entregas e distribuição serão realizadas, buscando otimizar o atendimento as diferentes praças.
Gestão do estoque
Uma boa gestão de estoque garante que as entregas sejam realizadas corretamente, controlando entrada e saída de produtos, e em bom estado, cuidando também do armazenamento de mercadorias, produtos e objetos.
Cuidados com a frota
Uma frota bem conservada e adequada aos trabalhos é fundamental na logística de entregas.
Em diversos artigos anteriores ressaltamos a importância da manutenção preventiva e como a mesma deve ser encarada como uma aliada.
Além disso, a escolha do veículo certo para o trabalho é importante para obtenção do melhor resultado.
Escolher um veículo grande para um volume pequeno também, afinal sua condução é mais lenta e difícil, além de em alguns municípios restringirem horário de circulação,e o consumo de combustível pode ser substancialmente maior, o que encarece o frete.
Definição de rotas
Seja para entrega em apenas um destino, ou principalmente em vários, definir a rota com cuidado permite a execução do melhor caminho evitando idas e vindas e deslocamentos poucos produtivos.
Hoje existem no mercado softwares que permitem buscar a rota mais eficiente para a realização das entregas, diminuindo assim a rodagem da frota, impactando positivamente nos custos e nos planejamentos diários.
Uma logística de entregas bem executada representa uma vantagem competitiva real, podendo gerar diversos dividendos para as empresa que buscam sempre aprimorar esse aspecto. Sendo uma área repleta de desafios, o seu desenvolvimento é constante, portanto vale sempre se atentar a novas soluções e novidades do mercado.
Continue nos acompanhando para saber mais sobre o mundo dos caminhões!
Dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário!
Até a próxima!
Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br