4TRUCK

Para um gestor de frota, o transporte de mercadorias e serviços é um aspecto essencial das operações. Seja administrando uma pequena ou grande empresa, ter um caminhão confiável é um fator crítico para garantir o sucesso das atividades comerciais diárias.

Descobrir se a empresa deve alugar ou possuir uma frota própria de caminhões comerciais pode ser uma escolha complicada e a tomada de qualquer decisão de negócios depende da ponderação de custos e benefícios. Ao considerar alugar um veículo, há vantagens que sua empresa pode obter em comparação a compra definitiva de um caminhão.

Os custos dos veículos geralmente são uma das maiores despesas para as empresas de transporte. Portanto, tentar reduzir este custo de alguma forma é muitas vezes um dos maiores desafios de um gestor de frota.

Em outras palavras, a compra definitiva de um caminhão pode ser um investimento considerável que pode não ser viável para todas as empresas, especialmente aquelas que estão apenas começando. Nesse cenário, alugar um caminhão pode ser uma opção atraente.

Sendo assim, o aluguel de caminhões comerciais é ideal para empresas que desejam aumentar, atualizar ou renovar a frota de veículos com o menor custo possível. Aqui estão cinco razões pelas quais a locação de caminhões pode ser uma melhor opção financeira para sua empresa:

1. Facilidade na aquisição

Um dos benefícios mais significativos de alugar um caminhão para o seu negócio são os custos iniciais mais baixos. Ao comprar um caminhão, será necessário pagar adiantado uma quantia fixa, que pode ser um valor alto. Por outro lado, quando se aluga um caminhão, só é preciso pagar uma fração do custo total mensalmente, que normalmente é muito inferior ao valor exigido para uma compra.

Este custo inicial mais baixo pode ser benéfico para empresas que estão tentando manter os seus investimentos iniciais ao mínimo. Ao alugar um caminhão, é possível conservar seu fluxo de caixa e utilizar o recurso para outras despesas comerciais, como marketing ou contratação de funcionários.

2. Custos de manutenção reduzidos

Com a locação de um caminhão, você pode se beneficiar de custos de manutenção reduzidos. A maioria dos contratos de locação exige que o locatário faça a manutenção do veículo de acordo com as recomendações do fabricante. Isso significa que você precisará realizar trocas regulares de óleo, rotações de pneus e outras manutenções de rotina no veículo.

Porém, como o caminhão está na garantia durante o período de locação, você não terá que pagar por grandes reparos que possam ser necessários devido a defeitos no veículo. Isso pode ajudá-lo a economizar dinheiro em custos de manutenção, o que pode ser uma vantagem significativa para empresas que operam com orçamentos apertados.

3. Personalização e flexibilidade financeira

Os preços de locação de caminhões são personalizados de acordo com a sua empresa, o que significa que você pode combinar pagamentos e prazos de acordo com o que for melhor para o seu negócio. As empresas também têm a vantagem de conhecer os custos mensais de saída, sem surpresas. Além disso, o aluguel a longo prazo de caminhões ainda oferece as mesmas opções de marca que a compra de um caminhão. Por exemplo, cores e marcas opcionais para todos os veículos.

4. Tecnologia mais recente

Ao aderir um plano de locação, você tem a oportunidade de acessar modelos mais novos e com uma tecnologia mais moderna. Isto pode ser uma grande vantagem para empresas que precisam dos recursos mais atuais em seus caminhões. Alugar um caminhão permite que você atualize a sua frota com modelos mais novos em poucos anos, o que significa que você sempre terá acesso à tecnologia mais recente, com recursos de segurança e motores com baixo consumo de combustível.

5. Descarte mais fácil do veículo

Ao final do prazo de locação, você precisará devolver o caminhão à locadora. Isso pode ser vantajoso para empresas que não querem lidar com o incômodo de vender o veículo. Ao devolver o caminhão, a locadora é responsável pelo descarte do veículo, o que pode economizar tempo e dinheiro.

Sendo assim, como você não é responsável pelo valor de revenda do caminhão, não precisará se preocupar com fatores que possam afetar o valor do veículo, como desgaste, acidentes ou mudanças na demanda do mercado por veículos usados.

De modo geral, a locação de um caminhão pode proporcionar uma vantagem competitiva para a sua empresa. Ao alugar um modelo mais novo com tecnologia e recursos de segurança mais recentes, você pode melhorar a eficiência do seu negócio. Adicionalmente, os veículos alugados mais antigos podem ser trocados por equipamentos mais novos, eliminando a obsolescência e reduzindo os custos de manutenção.