4TRUCK

4truck-janela-frontal-1

Ser caminhoneiro não é uma trajetória fácil, mas com certeza compensadora. Fique sabendo de algumas orientações para a sua carreira de caminhoneiro começar direito.

Primeiros passos na carreira de caminhoneiro

Partindo do principio, a primeira coisa para dar inicio a sua carreira de caminhoneiro é adquirir uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria “E”. Conforme o DENATRAN a categoria “E” é descrita da seguinte forma:

“condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, tenha seis mil quilogramas ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares, ou, ainda, seja enquadrado na categoria trailer. Para habilitar-se na categoria E, o condutor deve estar habilitado na categoria “D” há, pelo menos, um ano na categoria C, e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações médias nos últimos doze meses.”.

Depois de adquirir a sua CNH o próximo passo é escolher o mercado de trabalho para seguir na sua carreira de caminhoneiro, começando pelo tipo de caminhão que você pode trabalhar.

Classificação dos caminhões

VUC (Veículo Urbano de Carga): O VUC é um caminhão escolhido para trabalhar na zona urbana, cidades movimentadas e entregas rápidas. O VUC tem uma largura máxima de 2,2M, comprimento Maximo de 6,3M e a sua capacidade é de até 4 toneladas, permitindo uma lotação menor para fazer entregas mais ágeis. Saiba mais sobre caminhões VUC aqui.

Vantagens do VUC na operação de transportes – Dica do Homem do Baú #4

Categoria dos Semipesados: É um caminhão mais robusto para trafego na zona urbana e estrada de serra. Mede até 14 metros e carrega entre 6 a 8 toneladas.

Carga Pesada: O caminhão de carga pesada é o caminhão que vai fazer entregas de um estado a outro, também é de 14 metros de comprimento, porém com 2 eixos que possibilita uma capacidade de carga maior.

Essas são algumas informações básicas para você que está começando na carreira de caminhoneiro.

Até a próxima!

Postado por: Osmar Oliveira | www.4truck.com.br