Conforme noticia que postamos aqui em nosso blog, aconteceram alterações na legislação da cidade de São Paulo que regulamenta a circulação de veículos de urbano de carga (VUC), elevando o comprimento máximo dos caminhões e 90 cm, chegando ao limite de 7,20 m de comprimento.
Com maior capacidade de carga o VUC 7,2 deve conquistar ainda mais espaço entre as frotas, sendo que essas alterações já estão sendo comemoradas pelas montadoras que enxergaram um incremento nas vendas desse tipo de veículos em até 20%.
Vantagens na mudança da legislação dos VUCs
O crescimento desordenado das grandes cidades brasileiras, juntamente com a expansão da frota de veículos particulares, teve como resultado uma situação caótica no transito.
Dessa forma as cidades foram obrigadas a adotar leis e regulamentações que buscam desatar o nó do trafego, tentando preservar o mínimo de fluidez, sendo um dos alvos as restrições à circulação de veículos de cargas em determinadas vias e horários.
Sendo assim, em alguns municípios, para poder circular livremente o veículo deve respeitar os limites para as medidas de comprimento, largura e capacidade de carga, estabelecidos. O que permitiu o fortalecimento dos veículos de carga urbanos.
Acontece que como legislação municipal, cada cidade atribui dimensões diferentes para a permissão da circulação. Como resultado um veículo que pode circular no Rio de Janeiro, por exemplo, não pode circular em São Paulo.
Portanto quando a maior cidade do país, e maior mercado consumidor desse tipo de veículo, libera a circulação de VUC 7,2, isso significa um ganho enorme não apenas para as montadoras, mas também para o planejamento de logística.
Só 90 cms? Não!
Muitos que já trabalham com frotas de VUC de tamanhos menores podem achar pouco relevante esse aumento de 90 cm, no entanto embora o número possa parecer pequeno, os ganhos são significativos.
Isso porque as medidas do VUC 7,2 representam um melhor custo-benefício, uma vez que está apto a transportar um maior volume carga reduzindo assim o número de viagens. Além disso, suas medidas suportam um repertório de carga mais variado.
Esse ganho talvez não fique claro quando pensando de imediato, no entanto na somatória das viagens realizadas, o impacto desse ganho em comprimento é significativo, representando uma economia de recursos não só para as empresas, mas também para as cidades, deixando o abastecimento urbano mais produtivo e reduzindo o número de veículos nas ruas.
Os VUC são veículos ágeis e já consolidados como solução para o transporte de cargas nas grandes cidades, representando menor impacto no transito, maior rapidez nas entregas e menor custo operacional.
A regulamentação do VUC 7,2 na cidade de São Paulo abre as portas para que demais cidades adotem as mesmas medidas e quem sabe cheguemos a um padrão nacional, facilitando assim a logística de entregas.
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Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br