Vivemos em um mundo cada vez mais conectado. A ampliação do uso de dispositivos mobiles, como os smartphones, popularizou ainda mais o acesso à rede mundial de computadores.
Hoje é impossível negar a influência da internet na execução de trabalhos e atividades. Entre os caminhoneiros, sistemas de GPS e aplicativos de troca de mensagem são parte da rotina.
Mas, você já ouviu falar em “internet das coisas” e seu potencial para eliminar de vezas barreiras entre o mundo online e offline?
Muito prazer, internet das coisas
Embora o conceito de “internet das coisas” pareça novo, ele surge no início da década de 1990, juntamente com o início da popularização da web.
A ideia era que a possibilidade de conexão não estivesse restrita apenas a computadores, mas que também existisse entre objetos.
Dessa forma, teríamos acesso à internet de praticamente qualquer lugar. Do relógio e óculos à geladeira de nossas casas.
Sim! Essas soluções já existem e, embora o acesso ainda não esteja popularizado, são demonstrações de quão longe podemos chegar no desenvolvimento das tecnologias.
As possibilidades para o futuro são enormes. Logo veremos casas e roupas inteligentes que nos conectarão todo momento.
E na gestão de frotas e no transporte rodoviário de cargas as expectativas não são menores!
A gestão de frotas e a internet das coisas na boleia
Para você ter ideia, já está em testes o reconhecimento facial em carros de passeio. Imagina no futuro você, antes de dar a partida do caminhão, um dispositivo no console realizar uma leitura facial e verificar se é compatível aos permitidos a dirigir o veículo.
A indústria automotiva é uma das que mais investe no uso da internet das coisas em seus produtos. Diversos modelos já são produzidos com possibilidades de conexão à internet.
Para a gestão de frotas, além da ideia apresentada acima, que trará maior segurança e controle de seus veículos, outros aspectos podem contribuir para alcançar o melhor desempenho.
Sensores na boleia que monitoram a saúde dos caminhoneiros para evitar um alarme em caso de alterações bruscas que coloquem a condução dos veículos em risco, por exemplo.
Seja qual forem as soluções desenvolvidas, uma coisa é certa: a tecnologia estará cada vez mais presente inclusive na boleia dos caminhões!
Que a internet das coisas permita alcançar a melhor gestão de frotas possível. Aguardemos!
Gostou deste artigo? Siga a 4TRUCK nas redes sociais e não perca nenhuma novidade e dicas relacionadas à vida nas estradas e ao transporte de cargas.
Até a próxima!
Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br