4TRUCK

4truck-customizados-unidades-moveis-oficinas-moveis-volkswagen-10160-3

furgao-para-caminhao-1

A língua portuguesa é uma das mais ricas do mundo fornecendo uma gama de palavras que quando bem utilizadas conseguem transmitir ideias com precisão, e por que não, beleza. Contudo, a mesma complexidade que enriquece pode a tornar complicada e quando falamos em sinônimos e regionalismo aí a confusão está armada.

Se você está pensando “mas o que isso tem a ver com caminhão, caminhoneiros e baú de caminhão?” fique tranquilo, a 4truck não mudou de ramo de atividade e nem passará a fornecer aulas de gramática, mas queremos abordar um assunto que acreditamos ser bem interessante.

Além da complexidade natural da língua portuguesa, as dimensões continentais de nosso país contribuíram para que um mesmo objeto seja denominado de um forma de acordo com a região em que a pessoa está localizada.

Conhecer essas diferenças permite a realização de um comunicação mais efetiva e evita mal entendidos que podem gerar situações embaraçosas a depender do caso e voltando ao mundo do transporte de cargas você sabia que baú e furgão de caminhão são a mesma coisa?

Isso mesmo! Embora em muitas partes furgão seja considerado um veículo de carga menor utilizado para transportar pequenos volumes dentro das cidades, ele também pode fazer referência ao implemento de um caminhão utilizado em transportes de cargas pesadas.

E mais, para os que investem em marketing digital para a promoção de seus serviços grande partes dos usuários de internet que realizam pesquisa no google sobre o baú de caminhão procuram no buscador as palavras “furgão de caminhão”.

Para esses casos em específicos conhecer essas nuances é fundamental para se comunicar com seu público alvo de forma efetiva e assim conquistar mais clientes, lembrando que muitas vezes o nome técnico de um componente é completamente substituído por aquele adotado popularmente.

Brigar contra essa tendência e querer impor uma nomenclatura diferente das consolidadas é como diz a máxima “chover no molhado” e fechar os olhos a dinâmica de nossas relações sociais e ao fato de que as palavras se transformam ao longo do tempo.

Não somos seres pré-determinados ou programados para executar uma tarefa da mesma forma para o resto de nossas vidas, estamos sujeitos a influência do meio e época em que vivemos, por isso esse processo de transformação dos significados é mais do que natural.

Mas deixando a discussão linguística-social-filosófica de lado o importante é saber que baú de caminhão e furgão de caminhão são absolutamente a mesma coisa, sem diferenças de funções ou características, por isso da próxima vez que seu cliente perguntar a capacidade de seu furgão, nada de achar estranho ou querer corrigir, combinado?

Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário!

Até a próxima!

Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br