4TRUCK

4truck-customizados-bau-de-aluminio-sobre-cabine-ba-de -aluminio-corrugado-natural-sobrecabine-reto-mb-sprinter4

frotas-de-caminhoes-03

A gestão de frotas de caminhões possibilita a adoção das melhores práticas para o controle da frota das empresas, buscando alcançar máxima produtividade, entregando serviço de qualidade com o menor custo possível.

Nos últimos tempos veem surgindo opções de softwares voltados exclusivamente para o gerenciamento de frotas, permitindo ao gestor ou administrador, que obtenha maior controle sobre diversos aspectos de suas frotas facilitando assim a adoção de medidas, sejam elas ligadas a processos internos, ou ligadas diretamente à frota.

Estando sempre um passo a frente, o profissional de logística consegue assim obter um melhor desempenho da frota, diminuindo quebras de veículos e o custo de manutenções corretivas, uma das principais despesas desse segmento.

Vale lembrar que quando um caminhão quebra, além do custo do reparo o mesmo pode ficar parado vários dias, o que pode ser mais custoso que o conserto em si e obrigando a adoção de medidas emergenciais.

Como funciono o sistema de gerenciamento de frotas

O sistema de gerenciamento de frotas é uma ferramenta de TI que permite a doação de medidas assertivas que visem uma melhor utilização da frota, diminuindo os gastos com manutenção e tornando a gestão de frotas mais eficiente.

Através das informações coletadas diariamente o gestor com acesso a esse tipo de sistema consegue visualizar de forma rápida diversos aspectos referentes aos caminhões e outros veículos que compõe a frota.

São diversas as informações, ações e vantagens que esse tipo de sistema possibilita.

Podemos destacar

O gerenciamento dos planos de manutenção, permitindo assim que os veículos sejam conduzidos à manutenção de forma planejada, evitando especialmente indisponibilidades.

Maior controle sobre as ordens de serviço, aumentando a eficiência da entrega de produtos e realização de serviços.

Maior visibilidade nos gastos a médio e longo prazo, o que garante um planejamento financeiro mais bem executado considerando as despesas futuras, afetando assim as tomadas de decisões nos mais diversos níveis da empresa.

Rastreamento de tarefas, permitindo assim que saiba os responsáveis, andamento das mesmas, garantido que sejam cumpridas, ou em casos de tarefas vencidas apurar o porquê disso, responsáveis, e quais medidas tomar para permitir sua realização.

Através do registro de manutenções corretivas é possível saber quais veículos e motoristas exigem um consumo maior de recurso das empresas possibilitando assim que se busque a solução mais efetiva.

Além disso, o sistema fornece uma visão geral dos veículos com seu histórico de manutenções e rodagem, sendo um assistente primordial para um gerenciamento de frotas efetivo e que cumpra seus objetivos primários.

Os avanços tecnológicos estão presentes nos mais diversos segmentos da vida corporativa, facilitando e trazendo ganho de eficiência a gestão. Vale lembrar, contudo, que de nada adianta a implementação dos mais avançados softwares sem que hajam pessoas capacitadas a usá-lo de maneira correta ou interpretar os dados informados.

Continue nos acompanhando para saber mais sobre o mundo dos caminhões!

Dúvidas ou sugestões? Faça um comentário!

Até a próxima!

Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br