4TRUCK

4truck-customizados-bau-de-aluminio-sobre-cabine-bau-de-aluminio-corrugado-natural-sobrecabine-chanfrado-mb-sprinter1

frota-de-caminhoes-03

No artigo anterior tratamos de forma resumida sobre a importância da logística de entregas, destacando alguns de seus principais aspectos, entre eles os cuidados necessários com a sua frota. Se atentar a manutenção dos veículos é apenas uma das responsabilidades na gestão de frotas de caminhões, necessária em um segmento altamente competitivo em que cada detalhe conta para obter o melhor resultado possível.

O que é a gestão de frotas de caminhões?

Quando falamos em gestão de frotas, nos referimos a um conjunto de ações e atividades que busquem planejar, organizar e controlar a frota de veículos de uma empresa, visando maximizar as capacidades e utilização de recursos.

Ou seja, a ideia aqui é aumentar a produtividade, com qualidade, aliada a redução de custos, essencial nos dias de hoje para manter qualquer empresa competitiva, aplicando as melhores práticas.

Quais aspectos são observados na gestão de frotas de caminhões?

O equilíbrio nas relações cliente/empresa é sempre delicado, as necessidades de ambas as partes nem sempre convergem para o mesmo lado, atender as partes de modo sustentável e saudável exige planejamento e controle das ações em diversos aspectos.

Contar com um profissional interno dedicado a esses processos, ou terceirizar o serviço são alternativas para a adoção dessas práticas. Antes de fazer a avaliação sobre qual modelo adotar, vale conhecer mais sobre as responsabilidades que recaem sobre o gestor de frotas. Entre elas estão:

  • Adquirir veículos

O gestor deve pesquisar, reunir dados e analisar qual melhor forma de adquirir a frota, seja ela comprada, alugada ou terceirizada, visando sempre a melhor relação custo-benefício, respeitando as especificidades do negócio.

O gestor também será o responsável pela escolha dos veículos,uma importante decisão que deve levar em conta não apenas preço, mas aspectos como tipo de carga (bem como seu peso), distancias a serem percorridas, locais de entrega e etc.

  • Criar estrutura organizacional e procedimentos a serem seguidos

A estrutura organizacional aponta quais os colaboradores responsáveis por cada tarefa, quando e como será realizada além dos recursos necessários para concretizá-las.

O gestor deve de fato organizar esse setor, adotando processos e práticas que colaborem para que tenha o controle dos acontecimentos, garantindo que as tarefas sejam realizadas de forma otimizada e podendo assim sempre estar um passo a frente.

Ficar atento ao pagamento de motoristas, seguros, impostos, taxas, preços dos combustíveis, manutenção e depreciação dos veículos, e tudo que é relacionado à frota é responsabilidades do gestor de frotas.

As vantagens de colocar na prática a gestão de frotas são diversas, desde uma melhor aplicação de recursos, redução de custos e aumento da produtividade, permitindo também a padronização de condutas e direção.

Em um mercado altamente competitivo é preciso sempre adotar as melhores práticas buscando assim destacar-se da concorrência, através da qualidade dos serviços.

Continue nos acompanhando para saber mais sobre a gestão de frotas!

Dúvidas ou sugestões? Faça um comentário!

Até a próxima!

Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br