4TRUCK

freio-de-caminhao-1

O sistema de freios é, talvez, o componente mais importante de qualquer veículo quando pensamos no quesito segurança. O mau funcionamento do sistema pode ocasionar acidentes gravíssimos, não apenas ao condutor do veículo, mas também a terceiros.

O freio a tambor, presente em grande parte dos veículos de carga, tem em sua composição a lona de freios, item essencial para que a frenagem ocorra de maneira correta e de acordo com o esperado. Se atentar a manutenção desse componente é primordial para que os veículos cheguem aos seus destinos com segurança.

Lona de freio de caminhões: funcionamento e cuidados

A lona compõe o sistema de freio dos veículos que utilizam o modelo a tambor, que funciona através da frenagem de chapas metálicas revestidas com material de fricção.

Quando os pedais de freio são acionados, os pistões empurram as sapatas, que alojam as lonas, contra o tambor, causando assim o atrito que irá diminuir a velocidade do veículo.

A lona de freio de caminhões geralmente é fabricada a partir de um composto de fibras sintéticas, metais e resina, podendo variar em grau de dureza, quanto mais dura e resistente ao atrito maior sua eficiência no processo de frenagem.

Além disso, lonas feitas com material mais duro respondem melhor a temperaturas mais altas, mantendo seu bom funcionamento mesmo quando acionadas seguidamente. A contrapartida dessas qualidades é o maior desgaste causado ao tambor.

Portanto é importante se atentar a composição da lona de freio na hora de escolher a ideal para o seu caminhão, levando em conta as necessidades de cada veículo, encontrando o equilíbrio ideal.

Quando da troca dessa peça, a mesma deve ser realizada dos dois lados do eixo, não devendo utilizar marcas e materiais diferentes de cada lado. Cada material responde e trabalha de forma diferente, a utilização de dois tipos de lona pode levar a consequências graves.

São vários os fatores que podem ocasionar mau funcionamento das lona de freio de caminhões, como o superaquecimento, desgaste irregular da lona, trepidação e ruído durante a frenagem, e até mesmo a quebra das lonas durante a rodagem do veículo.

Para que isso mão ocorra à manutenção preventiva é sempre a melhor opção, devendo ocorrer a cada 5.000 km, ou seis meses, devendo sempre considerar a forma de utilização do veículo.

Ao efetuar a troca das lonas, vale verificar o estado dos demais componentes do sistema. Para isso o tambor de freio deve ser retirado, sendo realizada a lavagem do sistema apenas com água, verificando se não existem possíveis vazamentos e cilindro de rodas emperrados.

Com freio não se brinca, por isso manter a manutenção e ficar atento ao seu funcionamento é essencial. Ao sentir qualquer alteração quando do acionamento dos freios, é importante que faça uma verificação minuciosa de todos os componentes, realizando as trocas necessárias.

Continue nos acompanhando para saber mais!

Dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário!

Até a próxima!

Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br