A chuva na estrada vem com várias surpresas e quando se está carregando uma carga pesada a responsabilidade do caminhoneiro dobra, entenda mais nesse artigo
Se toda vez que chove, você caminhoneiro sente que as suas habilidades estão sendo testadas, bem vindo ao clube. Não é fácil dirigir com chuva na estrada, ainda mais nas estradas do Brasil. O principal problema é a água no asfalto, que se junta com a sujeira da estrada, resíduos de óleo e pó de borracha que formam uma espécie de lodo muito escorregadio, reduzindo a aderência do pneu ao asfalto de 30% a 50%. Quanto menor a aderência maior a chance de derrapagem.
Cuidados com a chuva na estrada
A condução do motorista é a sua maior aliada, pois quando se está dirigindo na pista molhada o motorista pode perder o controle. Um dos maiores riscos é o conhecido “efeito L”. Quando a carroceria do caminhão vira para o lado puxando o caminhão.
O maior erro nesses casos é quando o caminhoneiro freia bruscamente o caminhão, quando se trata de chuva na estrada, todo cuidado é pouco. A ideia é desacelerar aos poucos e estabilizar a velocidade do caminhão.
Algumas dicas:
- Diminua a velocidade em caso de chuva na estrada;
- Mantenha uma distancia de pelo menos 10 metros de outros veículos a sua frente;
- Não pise no freio bruscamente. Pense antes de agir!;
- Mantenha o farol baixo ligado, isso melhora a sua visibilidade e a de outros motoristas;
- Não faça ultrapassagens;
- Mantenha a velocidade estável, sem acelerar de uma vez ou frear de uma vez;
- Deixe as janelas levemente abertas ou ligue o ar condicionado para não embaçar os vidros;
- Se a chuva estiver muito forte e você estiver descendo uma serra, procure um lugar seguro para ficar parado até a chuva ficar mais fraca. Muitas vezes no Brasil as chuvas pesadas não duram mais que 15 minutos.
Hidroplanagem ou aquaplanagem
Essa situação ocorre quando há uma camada grossa de água sobre a pista, fazendo com que os pneus percam o contato com o asfalto e deslizem sobre a água. É de suma importância reduzir a velocidade nesses casos. É recomendável que o caminhoneiro olhe pelo retrovisor e se não estiver enxergando um rastro de água saindo dos pneus, deve reduzir a velocidade, pois isso significa que você está perto de “hidroplanar”.
Essas são algumas dicas de hoje, até a próxima!
Postado por: Osmar Oliveira | www.4truck.com.br