Motoristas que cruzam o país de ponta a ponta diariamente passam mais tempo na estrada do que em suas casas e, mesmo com toda a experiência ao volante, alguns esquecem de que a maneira certa de sentar e conduzir o veículo ajudam a evitar o desgaste físico e situações de perigo. Além disso, contribuem para o aumento da segurança no trânsito.
De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e a sua apostila de Direção Defensiva e de Primeiros Socorros, são várias as atitudes que o condutor pode ter como medida de segurança. Inicialmente, segurar o volante com as duas mãos, na posição dos ponteiros do relógio marcando 9 horas e 15 minutos, contribui com a visualização do painel e facilita o acesso aos comandos do veículo. Quanto ao cinto de segurança, é importante que esteja ajustado firmemente e passe sobre o peito, nunca sobre o pescoço.
Outras medidas simples também podem ser adotadas desde já para que se tenha um trânsito mais seguro e com menos acidentes. Confira:
- Ao dirigir, mantenha braços e pernas ligeiramente dobrados, para diminuir as chances de lesões;
- Apoie bem o corpo no assento e no encosto do banco, com o objetivo de chegar o mais perto possível de um ângulo de 90 graus;
- O encosto da cabeça deve estar de acordo com a sua altura, de preferência na altura dos olhos;
- Mantenha os calcanhares apoiados no assoalho do veículo;
- Somente apoie os pés nos pedais quando estiver usando-os;
- Os calçados devem estar bem fixos aos pés, para que os pedais sejam acionados rapidamente e em segurança;
Postado por: 4TRUCK – Implementos Rodoviários | www.4truck.com.br
Fonte: Blog Caminhão – Mercedes-Benz