Conquistar uma gestão de frotas que se destaque pela excelência e leve a sua empresa a produzir os melhores resultados é uma tarefa repleta de desafios.
É preciso estar atento a todos os detalhes da operação: do atendimento ao cliente ao processo de entrega dos volumes, além da boa conservação dos veículos e furgões e da capacitação dos profissionais.
Para que todos seus processos funcionem e você tome decisões assertiva, é preciso contar com ferramentas que organizem e facilitem o acesso à informação.
O uso de planilhas já foi muito útil nesse sentido, hoje, contudo, existe uma ferramenta mais poderosa que cumpre essa função: o dashboard.
O que é o dashboard?
A ideia é simples: um painel que contenha as informações estratégicas que facilitem a visualização rápida e que ficam disponíveis 24 horas por dia para os gestores.
Dessa forma você é capaz de monitorar todos os aspectos de sua gestão de frotas em tempo real, com as informações distribuídas de um modo simples e intuitivo.
Nele podem estar, por exemplo, as entregas programadas, quantos veículos estão em trânsito, a programação das manutenções dos furgões, quais motoristas estão com a CNH a vencer etc.
O dashboard é uma solução poderosa para não aconteça mais situações, como falta de informações de planilhas, que atrasam seu trabalho.
Organizando o dashboard para sua gestão de frotas
Se você nunca trabalhou com essa ferramenta, a implementação inicial pode parecer difícil, contudo, rapidamente os efeitos positivos serão sentidos.
Para construir um bom dashboard, siga as seguintes recomendações:
Não utilize muitas cores
As cores ajudam a separar os assuntos e verificar a urgência de cada tarefa, porém é preciso ser simples. Muitas cores deixam a visualização confusa e cansativa.
Evite muitos efeitos
É possível adicionar efeitos em seu painel, como alarmes, por exemplo, que devem ser discretos, especialmente se estiverem em locais com muitos funcionários, porque podem causar distrações.
Imagens devem ajudar, não atrapalhar
As imagens devem ser utilizadas para facilitar a visualização. Evite aquelas apenas para efeito decorativo. Emojis são uma boa saída para indicar o andamento dos processos e projetos.
A mesma coisa com gráficos. Caso opte por utilizá-los, prefira aqueles que permitem uma melhor leitura da situação.
Evidencie os dados relevantes
Dados irrelevantes não devem fazer parte do seu dashboard para não poluí-lo com informações que não serão utilizadas.
A ideia é facilitar, e não dificultar o entendimento sobre a situação de sua empresa.
Siga essas dicas. Você tem tudo para montar um painel que contribua para conquistar a melhor gestão de frotas e por consequência aprimorar seus resultados!
Gostou deste artigo? Continue acompanhando as Dicas do Homem do Baú e fique por dentro de outras medidas que vão auxiliar no crescimento de seu empreendimento.
Até a próxima!
Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br