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É de fundamental importância manter a frota de veículos sempre pronta para rodar nas melhores condições e para isso são necessários alguns cuidados e atenção a certos itens do seu equipamento de carga para mantê-lo com uma boa aparência mesmo depois de alguns anos de trabalho o baú do caminhão pode estar em perfeitas condições.
Recebo até hoje em minha oficina uma grande quantidade de baú de caminhão dos anos 80 e 90 em ótimas condições de trabalho. É claro levando em consideração que antigamente o material usado na fabricação de implementos rodoviários em geral era muito melhor e a falta de cuidado dos profissionais que deixam o baú semi-novo está acabado.
Instalação
Começando pela instalação correta do equipamento no chassis do caminhão, onde tudo deve estar de acordo com as medidas estabelecidas para limite de carga e proporção de volume de carga em relação com as características do caminhão. Deve se levar em consideração o comprimento total do baú com o balanço traseiro e medidas de entre-eixo (40% e 60% respectivamente) para que o caminhão quando carregado tenha o ponto de equilíbrio correto, assim o veículo trabalha nas condições a que foi projetado para tal, conforme desenho abaixo:
Quando o baú é instalado de forma errada e nas proporções adversas, trabalha forçado e pode danificar tanto o baú como o caminhão, pela forma irregular da distribuição de peso onde até o condutor do caminhão sente a diferença na pista.
Manutenção Básica
Alguns cuidados podem e devem ser feitos até mesmo pelo próprio condutor ou responsável pela frota e devem fazer parte do planejamento de manutenção de prevenção.
- Reaperto dos Grampos e Fixadores do Baú
- Fixação do Ripamento Interno
- Reparo da Borracha das Portas do Baú
- Revisão da Parte elétrica Interna e de Sinalização
- Troca das Faixas Refletivas
- Pintura das Partes Ferrosas
- Vedação do Teto do Baú
A lavagem deve ser feito periodicamente, ou de acordo com a necessidade de cada carga, no caso de transporte de material corrosivo, deve se fazer a limpeza interna para remover os resíduos que ficam entre a chapa e o roda-pé evitando a corrosão dos perfis da lateral do baú. Já a lavagem externa é mais simples e serve para identificar pontos de vazamento que pode levar a perca da carga, por isso são chamamos o baú de caminhão de baú carga seca, não pode haver infiltrações.
Obs: Nunca utilize lonas para cobrir o baú ou fitas de manta asfaltica para resolver problemas de vazamento. As lonas são uma maneira paliativa de sanar o vazamento do baú, mas com o tempo ou até mesmo na próxima viagem a lona pode rasgar em algum galho de arvora, onde a água vai se acumular por baixo da lona causando problemas ainda maiores de infiltração. A manta asfaltica, também pode ser usada para reparos rápido para diminuir o vazamento do baú, mas nunca de forma para se revolver o vazamento, se precisar fazer o uso da manta asfaltica, assim que possível faça o reparo correto que pode ser a troca da chapa do baú ou até mesmo simplesmente aplicar a massa de vedação própria para baú, eliminando de vez o problema de vazamento.
Obrigações
Itens como caixa de ferragens, cones de sinalizações e cordas não podem faltar além de instalação de levanta fio na parte frontal do baú e planejamento do trajeto antes de sair para a rua, deve se conhecer bem o caminho para não cair em ruas estreitas ou que possuem fiação baixa, dificultando a passagem do caminhão ou a manobra entre carros de passeio. Com o planejamento do trajeto por ruas que suportam o trafego de caminhões diminuem o risco de esbarrar o baú em arvores, lajes e postes de ruas estreitas e quebra de fios evitando maiores danos tanto para o baú como para a sociedade.
- Caixa de Ferramentas (Macaco, Chaves)
- Cordas e Cintas de amarração
- Levanta Fio
- Cones de Sinalização
- Planejamento do Trajeto
Carga e Descarga
Também deve se tomar cuidados na hora da carga e descarga, pois muitos percalços acontecem nessa hora, devemos ter primeiramente um local adequado para esta ação, mas nem sempre é assim que funciona, por isso é de grande importância o papel do ajudante para estacionar o caminhão onde muitas vezes o veículo deve estacionar na vaga de carga e descarga de ré. Cuidados também com a empilhadeira, muitas vezes a vilã da história, onde quem o conduz não tem muita noção da responsabilidade em suas mãos e não evita de ficar batendo com a empilhadeira em várias partes do baú, na pressa de executar o serviço mais rápido, causa sérios danos que ficam muitas vezes por conta do dono do caminhão que não fala nada com receio de perder o frete.
Antes de pegar a estrada certifique-se de que a carga está bem amarrada e presa da melhor forma, em barras laterais própria para a amarração, não se deve amarrar carga nos ripamentos laterais do baú, seja de madeira ou galvanizada, esse ripamento é para proteger a chapa lateral do baú e não para marrar, pois o ripamento é preso com rebites que se soltam com maior facilidade do que as barras próprias para amarração que devem ser parafusadas e não rebitadas.
Conclusão
Com alguns cuidados e responsabilidade é possível prolongar a vida útil do baú, um implemento que não é menos importante do que o próprio veículo que o comporta, formando assim um casamento perfeito quando tomado certas providencias, pode ser o parceiro de trabalho por muitos e muitos anos do caminhoneiro ou do empresário que zela por sua frota e seu maior bem no ramo do transporte ou mesmo da indústria é o caminhão que levar e trás pelo Brasil a fora e faz o nosso país andar.
Lembrando que a manutenção e reparos devem ser feitos sempre com peças originais e própria para o uso de baú, procure sempre oficinas especializadas no ramo, em caso de duvidas procure sempre um especialista.
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Postado por: 4Truck | www.4truck.com.br