Para garantir o desempenho nas frotas de caminhão, é preciso estar atento a diferentes detalhes ligados ao funcionamento dos veículos.
Um dos mais importantes se refere aos cuidados com o óleo lubrificante dos motores.
Quando se encontra em más condições ou em níveis inadequados, os estragos em componentes mecânicos são graves.
Confira abaixo alguns dos principais aspectos a serem observados e seus riscos!
Cuide do óleo lubrificante de suas frotas de caminhões
O óleo é fundamental para o bom funcionamento do motor. Quando adequado, minimiza os desgastes sofridos e favorece a melhor rodagem.
Seu nível deve estar sempre dentro do recomendado pelo fabricante. Abaixo ou acima desse ponto, os problemas começam a aparecer.
Rodar com o caminhão com o óleo abaixo do nível prova lubrificação inadequada e vela ao desgaste excessivo ao motor.
Nesse caso, o risco de fundir o componente é alto.
O mais comum em frotas de caminhões, contudo, é rodar com o nível acima, por acreditar-se que, assim, está economizando.
O carter, onde fica o óleo, possui um vão livre para tratar os vapores que o motor gera.
Quando esse espaço não existe devido ao nível elevado do lubrificante, há a necessidade de procurar outras válvulas de escape.
Nesse momento, os retentores estragam, e a manutenção terá um custo elevado.
A economia vira prejuízo.
Além do nível, é preciso estar atento também à:
Presença de limalhas
Motores novos costumam soltar pequenos pedaços de metal, chamados de limalha, no óleo lubrificante.
Se em um motor com alta rodagem esse aspecto estiver presente, é indicativo de problemas graves no componente.
Nesse caso, procure ajuda especializada.
Coloração do óleo
Verificar a coloração do óleo regularmente é importante. Esse é um dos principais sinais sobre seu estado.
Quando muito escuro, a troca se faz necessária com urgência.
Se muito claro, com cor de café com leite ou esbranquiçado, é indicativo de problemas mais graves.
Nesses casos, são grandes as chances de estar ocorrendo a mistura com água, e isso causa a perda do poder de lubrificação.
O resultado? Motor fundido.
E, consequentemente, problemas na junta do cabeçote, no radiador do óleo ou devido a rachaduras e fissuras no bloco ocasionam a mistura.
Presença de espumas
Se, ao verificar o óleo você constatar a presença de espuma, significa que você usou produto errado em seu motor.
Cada motor exige um tipo de óleo associado à temperatura de trabalho do componente.
Essa inadequação reduz a vida útil do componente.
Atente-se a esses detalhes para sua frota de caminhões rodar sempre com as condições do óleo adequadas.
Nos pequenos cuidados que você garante o melhor desempenho e reduz custos!
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Até a próxima!
Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br