4TRUCK

4TRUCK no WhatsApp: (11) 93323-5001

Central de Atendimento: (11) 2446-5000

Logo 4Truck

Ultrapassar a velocidade em qualquer veículo é uma imprudência do motorista e um risco de vida, principalmente quando falamos de caminhões carga pesada.
Em uma rodovia movimentada, os caminhões carga pesada andam na mesma velocidade dos carros e às vezes são até mais velozes. A tecnologia dos motores permitiu que os caminhões ficassem tão ágeis que o motorista pode até esquecer que está transportando um peso enorme e só se lembra disso quando precisa frear.
Quando se trata de caminhões, um pequeno excesso de velocidade pode se tornar um grande perigo. Por mais que seja pequeno o aumento na velocidade. O problema é quando precisamos parar o caminhão.

O que acontece quando freamos?

Imagine que você está dirigindo o seu caminhão a uma velocidade de 30KM/h e precisa frear bruscamente. O caminhão vai derrapar por cerca de 4 metros, dobrando a velocidade, então você imagina que se precisar frear bruscamente, o caminhão vai derrapar por 8 metros, mas não é isso o que acontece.
A carga aumenta exponencialmente o peso conforme a velocidade do caminhão, portanto, um caminhão que precisou de 4 metros para parar totalmente em uma velocidade de 30KM/h. Vai percorrer cerca de 25 metros para parar totalmente se estiver em uma velocidade de 60KM/h. Isso significa aproximadamente 6 carros enfileirados.

O uso do freio motor para descer serras

Motoristas iniciantes podem cometer o erro de usar o pedal de freio do caminhão para controlar a velocidade do caminhão quando estão descendo a serra, porém não sabem que isso causa um hiper aquecimento das pastilhas de freio e das rodas.
Podemos observar alguns casos onde o caminhão está soltando fumaça perto dos eixos traseiros. Em alguns casos chegam até mesmo a pegar fogo.
Isso acontece justamente por causa do peso da carga que vai exigir muito mais dos freios.
Hoje os caminhões possuem o sistema de freio motor que traz redução de velocidade com maior segurança, facilita a direção e dá maior estabilidade para o veículo. O freio motor aproveita da potencia do motor como força de frenagem, dando assim a funcionalidade de não usar o freio do caminhão.
Pense nessas informações quando for fazer as suas entregas, pois além de economizar o freio do caminhão, vão lhe fornecer grande segurança. Consulte o seu mecânico para saber como usar o freio motor corretamente.

Postado por Osmar Oliveira- 4TRUCK www.4truck.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ultrapassar a velocidade em qualquer veículo é uma imprudência do motorista e um risco de vida, principalmente quando falamos de caminhões carga pesada.
Em uma rodovia movimentada, os caminhões carga pesada andam na mesma velocidade dos carros e às vezes são até mais velozes. A tecnologia dos motores permitiu que os caminhões ficassem tão ágeis que o motorista pode até esquecer que está transportando um peso enorme e só se lembra disso quando precisa frear.
Quando se trata de caminhões, um pequeno excesso de velocidade pode se tornar um grande perigo. Por mais que seja pequeno o aumento na velocidade. O problema é quando precisamos parar o caminhão.

O que acontece quando freamos?

Imagine que você está dirigindo o seu caminhão a uma velocidade de 30KM/h e precisa frear bruscamente. O caminhão vai derrapar por cerca de 4 metros, dobrando a velocidade, então você imagina que se precisar frear bruscamente, o caminhão vai derrapar por 8 metros, mas não é isso o que acontece.
A carga aumenta exponencialmente o peso conforme a velocidade do caminhão, portanto, um caminhão que precisou de 4 metros para parar totalmente em uma velocidade de 30KM/h. Vai percorrer cerca de 25 metros para parar totalmente se estiver em uma velocidade de 60KM/h. Isso significa aproximadamente 6 carros enfileirados.

O uso do freio motor para descer serras

Motoristas iniciantes podem cometer o erro de usar o pedal de freio do caminhão para controlar a velocidade do caminhão quando estão descendo a serra, porém não sabem que isso causa um hiper aquecimento das pastilhas de freio e das rodas.
Podemos observar alguns casos onde o caminhão está soltando fumaça perto dos eixos traseiros. Em alguns casos chegam até mesmo a pegar fogo.
Isso acontece justamente por causa do peso da carga que vai exigir muito mais dos freios.
Hoje os caminhões possuem o sistema de freio motor que traz redução de velocidade com maior segurança, facilita a direção e dá maior estabilidade para o veículo. O freio motor aproveita da potencia do motor como força de frenagem, dando assim a funcionalidade de não usar o freio do caminhão.
Pense nessas informações quando for fazer as suas entregas, pois além de economizar o freio do caminhão, vão lhe fornecer grande segurança. Consulte o seu mecânico para saber como usar o freio motor corretamente.

Postado por Osmar Oliveira- 4TRUCK www.4truck.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.