O acondicionamento correto das cargas transportadas nos caminhões é importante para manter a integridade das mesmas até a chegada do destino final, assim como para a segurança na condução dos veículos, sendo que algumas situações podem levar a graves acidentes, como nos casos das cargas entrelaçadas.
Esse perigo é mais presente no transporte de toras, especialmente nos conjuntos articulados, contudo mesmo nos modelos que contam com baú de carga seca é importante estar atento a esse detalhe.
Perigos da carga de caminhão entrelaçada
A forma como as cargas são armazenadas nos diferentes modelos de veículos como o furgão de carga seca, caminhões com baú de carga seca, de carreta, conjuntos articulados, entre outros, impactam diretamente a dirigibilidade dos mesmos, sendo imprescindível se atentar a todos os detalhes desse processo.
Para os conjuntos articulados, como o bitrem florestal, um dos maiores perigos estão relacionados à carga de caminhão entrelaçada, que ocorre quando um ou mais toras ultrapassam a área onde deveriam estar acondicionadas invadindo o vão que separa os conjuntos, se aproximando perigosamente das outras unidades de carga.
A articulação presente no meio do implemento contribui para a realização de manobras que talvez os conjunto inteiriços encontrassem grandes dificuldades, contudo, nesses casos o fator facilitador pode também ser o responsável por graves acidentes.
Isso porque embora o conjunto acompanhe o movimento da curva, por exemplo, o mesmo não acontece com a carga acondicionada com partes fora de sua área, sendo assim o entrelaçamento pode causar impactos que levem a quebra de toras e em casos mais graves o tombamento do implemento, e por consequência do veículo.
Os conjuntos inteiriços, ou demais modelos que possuem baús carga seca, não sofrem com esse problema, sendo que nesses casos o perigo da carga entrelaçada está na manutenção do estado original do volume transportado, especialmente durante a carga e descarga.
Isso porque volumes que se encontram entrelaçados quando não descarregados com cuidado podem levar a ocorrência de um movimento alavanca, correndo assim sérios riscos de que parte dos materiais transportados venha a se tombar ou quebrar.
Vale lembrar ainda que em todos os casos contar com uma boa amarração, fixando com firmeza os volumes é fundamental para que o caminhão possa transitar pelas estradas, rodovias e avenidas com estabilidade, evitando assim que os mesmos venham a se movimentar dentro do implemento.
Esse cuidado deve ser redobrado em casos de carretas abertas, evitando assim a queda de parte, ou a totalidade, do objeto de transporte o que além de prejuízos tem alto potencial para ocasionar graves acidentes afetando as demais partes que circulam pelo mesmo local.
Como sempre procuramos abordar aqui em nosso blog, tomar cuidado a forma como a carga de caminhão será acondicionada, independente do modelo, é fundamental para que possa ter uma viagem segura e sem surpresas, valendo sempre antes de dar a partida em sua máquina verificar o estados das mesmas.
Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário!
Até a próxima!
Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br