Como bem sabemos a vida de caminhoneiro não é fácil, afinal são dias longe da família, estradas sem estrutura adequada, longas jornadas atrás do volante e prazos apertados para fazer as entregas.
Recente levantamento realizado pela Arteris, companhia privada que opera no setor de concessões de rodovias, e divulgado ao público apontam que 10% dos condutores de caminhões dirigem seus veículos com sono, e o mais grave: 8% dizem utilizar anfetamina para se manterem acordados.
Caminhoneiros combatendo o sono na estrada
Vale ressaltar que a pesquisa mencionada foi realizada com 5 mil caminhoneiros no período de agosto de 2015 a agosto de 2016, ou seja, após a entrada da nova lei do caminhoneiro, o que pode ser uma amostra que a nova regulamentação ainda não foi capaz de resolver o problema das jornadas desgastantes.
Dirigir com sono é um risco não apenas para o condutor que adota essa postura, como também para todos aqueles que estão a sua volta, diminuindo a velocidade de reação e em casos mais adormecer ao volante perdendo o controle do caminhão.
Outro ponto que podemos notar pela pesquisa é como esse fato acaba se relacionando com o uso de drogas por caminhoneiros, um dos problemas mais graves entre os profissionais da categoria, sendo comum que muitos para conseguir cumprir a jornada se mantenham acordados a base de substancias como as anfetaminas, cocaína e outras estimulantes.
O uso excessivo desses pode levar ao vício e deterioração da saúde física e psicológica, e passado o efeito o sono pode se manifestar com ainda mais força, aumentando os riscos que o condutor venha a dormir ao volante.
Por isso quando o sono bater ao volante nada de utilizar essa saída ou apelar para medidas paliativas como mascar chiclete, colocar o som alto, tomar energéticos ou café, mas sim pare e descanse. E se você acha que não tem tempo para isso lembre-se que uma soneca de quinze minutos em boas condições é extremamente restauradora.
Continue nos acompanhando para saber mais!
Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário.
Até a proxima!
Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br