Desde o dia 1º de janeiro, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) voltou a ser cobrado integralmente para carros. O tributo tinha desconto para modelos com motor até 2.0 e teve significativa importância como medida do governo federal para conter a baixa nas vendas. A ação de redução teve início em 2012 e contou com um retorno gradual do imposto em 2013 e que chegou aos patamares originais neste início de ano. Segundo o Sincodiv/Fenabrave-RS o retorno da alíquota cheia do IPI deverá fazer o preço dos carros subir, em média, 4,5%. Os caminhões seguem com alíquota 0 em 2015.
Tabela de % de IPI
Carros de montadoras instaladas no país | Até 31 de dezembro | A partir de 1º de janeiro |
Cilindrada até 1.0 | 3% | 7% |
Acima de 1.0 até 2.0 Flex | 9% | 11% |
Acima de 1.0 até 2.0 gasolina | 10% | 13% |
Acima de 2.0 flex | 18% | 18% |
Acima de 2.0 gasolina | 25% | 25% |
Veículos utilitários | 3% | 4% a 8% |
Caminhões | 0 | 0 |
FONTE: Revista Carga Pesada – PR | GT