4TRUCK

bloqueador-de-diferencial-1

Os caminhões e caminhoneiros são engrenagens fundamentais para a nossa economia, transportando as cargas e mercadorias que servem tanto para abastecer o mercado interno de nosso país quanto aquelas que serão exportadas através dos nossos portos.

Com isso o desenvolvimento de soluções que contribuam para trazer maior desempenho e ajudam os condutores a atravessarem por situações do dia a dia nas estradas e rodovias de forma segura e preservando as condições de seus veículos, são fundamentais.

O bloqueador de diferencial esta no hall dessas soluções, facilitando a vida de motoristas que enfrentam terrenos irregulares para chegar a seu destino.

Entendendo o papel do bloqueador de diferencial

Quem já transitou por estradas de terras onde a irregularidade é a tônica com certeza já encarou situações onde uma das rodas do eixo perdeu o atrito com o solo girando em falso no ar, como na passagem por valetas e buracos de maior profundidade, por exemplo.

Para sair desse tipo de situação os bloqueadores de diferencial fazem toda diferença, ao desconectar o eixo da roda que está girando em falso e jogando toda a tração do motor para o outro lado onde a roda continua com atrito.

Dessa forma, se impede que a roda do caminhão gire em falso, o que poderia superaquecer a planetária soldando as mesmas, o que significa caminhão parado na oficina e necessidade de alto investimento para o conserto, ou seja, prejuízo duplo.

Hoje em dia os novos caminhões possuem bloqueadores automáticos, que funcionam sem a necessidade de qualquer ação do motorista, ganhando assim em eficiência e eliminando a possibilidade de erros devido a falha humana, uma vez que o próprio sistema entende o momento de ser ligado ou desligado.

Na opção manual além do risco do esquecimento de ligar o sistema, que poderia acarretar na situação descrita acima de super aquecimento, há também o risco de o motorista ligar o bloqueador e quando atravessa a situação a sua frente esquece de desligá-lo.

Nesse último caso o risco vão além das quebras, podendo atentar contra a própria vida do condutor e daqueles que estão a sua volta, uma vez que ao entrar em um curva com uma das rodas travadas existem grandes chances de haver quebra do semi-eixo, o que a depender da velocidade exercida pode ocasionar graves acidentes.

Logo, como podemos perceber os bloqueadores diferenciais, em especial os automáticos, podem ser considerados um item de segurança que mantém a integridade do veículo diante de situações extremas, evitando que os componentes sofram um alto estresse e venham a se quebrar.

Além disso, a opção automática previne a ocorrência de acidentes e outras situações problemáticas que pudessem a vir de ser ocasionadas pelo esquecimento ou distração dos condutores, sendo um diferencial importante para os caminhões, especialmente entre aqueles que enfrentam terrenos irregulares no caminho até o seu destino.

Ficou com dúvidas ou possui alguma sugestão? Deixe um comentário!

Até a próxima!

Postado por: Osmar Oliveira – 4Truck | www.4truck.com.br